Foco
No primeiro dia do mês de junho é celebrado o Dia da Imprensa. Para nós, jornalistas, essa data vem carregada de muitos sentimentos e significados. Verdade, liberdade, luta, resistência…esses são só alguns deles.
Mas qual a razão da celebração?
Em 1º de junho de 1808, começou a circular no Brasil a primeira publicação do periódico Correio Brazilienze, também chamado de Armazém Literário. Ele foi criado pelo jornalista Hipólito José da Costa.
Apesar de ser impresso mensalmente em Londres, não em solo brasileiro, foi o primeiro jornal a exercer, de fato, uma atividade jornalística e formar opinião pública no Brasil. Por isso, comemora-se nesse dia, desde 1999, o Dia Nacional da Imprensa.
De lá para cá muitas histórias já foram contadas, muitas verdades escancaradas para o público, muitas lágrimas e risos compartilhados. A imprensa tem o papel fundamental de garantir que as pessoas tomem decisões com base em informações, responsabilizem líderes e ouçam uma diversidade de opiniões.
Em tempos de fake news e ódio aos meios de comunicação, continuamos firmes e com a certeza que estamos no caminho certo. E você, caro leitor, pode confiar neste veículo de informação. Prometemos fazer o nosso melhor.
Por Lívia Martins – Foto: Muhammadtaha Ibrahim Ma’aji/Unsplash