CidadeGeral

Praça do Santo Antonio revitalizada é entregue à população

A Prefeitura de Itatiba acaba de entregar mais uma praça revitalizada à população. Na noite de quinta-feira, 09/06, quem participava dos festejos juninos na paróquia de Santo Antonio pôde conferir pela primeira vez a iluminação paisagística especial que a praça do bairro, ao lado da igreja, ganhou.

Com a chegada da chuva por volta das 20h, a entrega oficial da revitalização teve cerimônia rápida, em que o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira falou da importância da conservação desses espaços públicos.

“Com muita alegria, é mais um espaço bonito, seguro e totalmente revitalizado que hoje estamos entregando à nossa populção”, disse. Secretários municipais e moradores do bairro também acompanharam a rápida homenagem, que foi fechada com a benção do padre Tarcisio Sperandio, atual pároco.

A Praça Padre Maximino Zanelato – mais conhecida como Praça do Santo Antônio, bem ao lado da igreja de mesmo nome – conta agora com novas plantas, bancos, lixeiras, calçadas e iluminação paisagística.

A praça ganhou novas oito mudas de árvores frutíferas (jabuticaba, pitanga, acerola e grumixama) e 13 de árvores ornamentais (ipês-roxos, quaresmeira e grevíleas anãs) além de 200 metros quadrados de grama esmeralda.

Pavimento, bancos e muros foram reformados e pintados, e os jardins ganharam ainda 1731 mudas de flores, sendo 1413 mudas produzidas pelo Viveiro Municipal de Mudas.

Trabalho que envolve várias secretarias municipais, a revitalização das praças públicas de Itatiba vêm sendo feita desde o ano passado, já tendo sido implantada em, pelo menos, três bairros.

Padre Max – O homenageado que dá nome à praça é lembrança querida entre a comunidade do bairro, que, inclusive, sugeriu que o local, originalmente chamado Praça Santo Antonio, desde 1907, mudasse para Praça Padre Maximino Zanelato.

Padre Max, como era conhecido, era pároco lá quando morreu vítima de acidente automobilístico em abril de 1990. O jovem padre era natural de Videira (SC), mas passou sua infância e juventude em Curitibanos, também em Santa Catarina. Foi ordenado sacerdote pela Diocese de Bragança Paulista em 1989, quando já desenvolvia trabalhos de orientação e assistência na comunidade de Itatiba, desde junho do mesmo ano.

da Redação/Com PMI