Cidade

Centro de Referência de Atendimento à Mulher, a Casa Rosa de Itatiba, já está em funcionamento

Frente a público formado por mulheres, ativistas, ongs, movimentos sociais e autoridades, Itatiba ganhou na semana passada a Casa Rosa da Mulher, que já entrou em funcionamento.

Constante no plano de governo do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, a criação do espaço é dedicada ao fomento de políticas públicas para as mulheres e todos que se reconhecem sendo do gênero feminino.

“A mulher é um dos pilares para nós. E esse é um espaço de acolhimento para todas”, disse Thomás. A Casa Rosa também irá trabalhar na luta contra a violência infantil e aos idosos, além de contatar empresas interessadas em contratar mulheres que estão em situação de vulnerabilidade.

“A Casa Rosa é um trabalho de acolhimento maravilhoso, uma mão estendida que dá coragem e apoio às mulheres num momento delicado”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira. O Secretário de Ação Social, vice-prefeito Mauro Delforno também ressaltou o papel da mulher na sociedade e ainda a escassez de serviços públicos voltados especialmente a elas e suas necessidades.

Além da Casa Rosa, desde 2021 Itatiba já ganhou também um espaço de abrigamento temporário para mulheres em situação de violência, anexo à Delegacia de Defesa da Mulher, que recebeu desde o começo do ano passado a condução de uma delegada.

Presença estadual e surpresa

A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de São Paulo, Edna Martins prestigiou o evento e parabenizou o município pela iniciativa.

A inauguração teve ainda surpresas como a participação da menina Helena Picarelli Leardini, de apenas 8 anos de idade, que é apaixonada por poesia e recitou três poemas sobre a coragem de viver.

O projeto está instalado no Casarão do Selega, prédio histórico em estilo arquitetônico veneziano localizado no início da Avenida Expedicionários Brasileiros, na área central da cidade e que durante meses passou por restauro.

O que é

A Casa Rosa da Mulher – Centro de Referência de Atendimento às Mulheres de Itatiba (CRAMI) abriu as portas como um local de acolhimento às mulheres e de fomento de políticas públicas voltadas a elas.

Instituído pela Prefeitura de Itatiba, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Itatiba é destinado ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres, e que se consideram do gênero feminino, de todas as idades, vítimas ou não de violência doméstica.

Uma equipe multidisciplinar fará o acolhimento individualizado com orientações e encaminhamentos à rede socioassistencial, respeitando a individualidade e a privacidade da mulher. Entre os serviços disponibilizados estão atendimento psicológico e social, palestras, workshops e rodas de conversa promovendo o empoderamento e a autoestima.

Merece destaque o acompanhamento e apoio pós episódios de violência doméstica, formando uma grande rede de enfrentamento contra a violência doméstica, em parceria com voluntários e Ongs. Também estão previstas campanhas de conscientização dos direitos das mulheres.

O projeto envolve as Secretarias de Ação Social, Trabalho e Renda, de Governo, de Saúde, de Educação, de Esportes, de Segurança e Defesa do Cidadão, de Cultura e Turismo e de Negócios Jurídicos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, na Avenida Expedicionários Brasileiras, 94, Centro.

Por Redação/PMI – Fotos: Divulgação/PMI