Programa FormAção vai para salas de aula da EJA em Itatiba e enriquece o aprendizado com palestras e oficinas
A Prefeitura de Itatiba inova mais uma vez. “EJA em Ação” é o nome do projeto fruto de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade (FSS) local, via Programa FormAção, e a Secretaria de Educação.
O objetivo é levar para as salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) municipal atividades e palestras que contribuem com o enriquecimento do aprendizado. Para isso, o Programa FormAção Itatiba conta com o apoio de professores voluntários e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Entre as atividades que foram acrescentadas à grade curricular da EJA estão Oficina Empreendedorismo e também de Inteligência Emocional (em parceria com o Sebrae), Educação Financeira, Orientação Vocacional, Habilidades e Competências para Carreira Profissional, Artesanato e mais. São desenvolvidas em cima de cinco temas prioritários: meio ambiente, tecnologia, saúde, patrimônio e vida, valores e cidadania.
Seis unidades
As atividades já começaram e a programação aumenta nesta semana. Todas as unidades escolares que contam com este segmento receberão o Projeto EJA em Ação. São elas as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Chico Peroba, Profa. Inês Prado Zamboni, Profa. Nazareth de Siqueira Rangel Barboza e Philomena Salvia Zupardo, além da sala de aula no Getúlio Luvison e o CRAS San Francisco.
Além da alfabetização
Alfabetizar é a primeira parte do processo e este novo projeto surge para aprimorar o desenvolvimento social do aluno que retomou os estudos e, por muitas vezes, deseja se preparar para o trabalho, ter autonomia e sustentar a si e sua família. O “EJA em Ação” aproxima práticas pedagógicas da realidade destes alunos.
Entre as áreas temáticas, em meio ambiente, por exemplo, serão tratados plantio de horta, sustentabilidade, plantas medicinais, reciclagem, recursos renováveis e uso dos recursos naturais de forma consciente. A tecnologia abordará o uso do computador, celular, construção de aplicativo para vendas e busca de informações na internet.
Cuidados com o corpo, higiene, alimentação, benefícios de atividades físicas formam o conteúdo sobre saúde. Há ainda o compartilhamento de informações sobre conscientização e preservação do patrimônio – municipal e regional, artes e resgate de memórias.
Da Redação – Foto: Divulgação/PMI