Mundo Pet

Uma homenagem em um momento de dor: como é a cremação de pets?

Quem tem um bichinho de estimação sabe que o carinho e o amor dado por eles faz com que se tornem mais do que simples pets, mas sim, parte da família. Em consequência, no falecimento do animalzinho, há também uma grande dor.

A família, então, acaba procurando maneiras especiais para se despedir – e a cremação de cães e gatos tem sido, nos dias de hoje, uma das opções mais adotadas entre os proprietários que perderam seus queridos companheiros.

Embora seja uma entre as muitas opções para que os pets tenham uma despedida digna, a cremação de cães e gatos nem sempre é, apenas, uma questão de escolha para os donos dos finados animais de estimação.

Em muitos casos de doenças contagiosas essa é a melhor opção para que o animal seja homenageado, ao mesmo tempo em que se garante o fim da propagação do problema que o afetou para outros bichos ou pessoas.

Como funciona a cremação de cães e gatos?

Boa parte dos donos de pets finados que opta pela cremação dos animais no lugar de sepultamentos está fugindo de cerimônias que podem lhe trazer ainda mais sofrimento além do já causado pela perda de seus queridos bichinhos de estimação.

Contudo, isso não quer dizer que uma bela cerimônia em homenagem ao pet seja algo excluído dos processos de cremação, e cada estabelecimento voltado para esse tipo de serviço conta com diferentes pacotes cerimoniais para a despedida dos animais.

Vale a pena lembrar que, caso a contratação de uma empresa especializada não seja do interesse do dono do animal, também é possível providenciar a cremação do seu cão ou gato por meio do contato com a prefeitura ou uma clínica veterinária – que se encarregam de recolher o cadáver dos animais e encaminhá-los para o processo de incineração.

No entanto, caso o desejo do tutor seja o de fazer uma despedida mais elaborada e levar para casa as cinzas do seu finado bichinho, procurar um estabelecimento especializado é a melhor opção.

Por Lívia Martins/Com informações de cachorrogato.com – Foto: Harrison Kugler/Unsplash