Cidade

Eventos da Semana da Pátria e Desfile de 7 de Setembro em Itatiba destacam educação e valores olímpicos

Atos cívicos, participação das escolas e forças de segurança marcam as celebrações da Independência do Brasil. Desfile neste sábado (7/9) terá participação de cerca de 2 mil pessoas no Parque Luís Latorre

Neste ano, a Semana da Pátria em Itatiba vai além de uma simples celebração cívica: marca um encontro de gerações em torno de valores que transcendem a história. Com o tema “Educação e Valores Olímpicos”, o evento une o espírito de independência do Brasil à essência de paz, união e solidariedade dos Jogos Olímpicos, inspirando a comunidade itatibense a refletir sobre o futuro a ser construído de forma coletiva.

Ato cívico no EMEB Maria Gemma Rela Reinaldi reuniu dezenas de estudantes e representantes da Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Secretaria de Educação e Fundo Social de Solidariedade. Foto: Camila de Magalhães

Marcado para este sábado (7/9), às 9h, no Parque Luís Latorre, o Desfile de 7 de Setembro será o ponto culminante de uma semana repleta de homenagens e emoção, organizada pela Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento é aberto para a população.

As comemorações da Semana da Pátria tiveram início na última segunda-feira (2/9), na sede do Tiro de Guerra 02-070. Outros atos cívicos foram realizados ao longo da semana em escolas da rede municipal: Prof. Luiz Pantano e Cel. Francisco Rodrigues Barbosa. Na quarta-feira (4/9) foi a vez do EMEB Profa. Maria Gemma Rela Reinaldi. Nesta sexta (6/9), será a vez da sede da Prefeitura.

A secretária municipal de Educação, Sueli Tuon, destacou que se trata de uma festa muito esperada, por ser a maior data cívica do país: “A gente tem que festejar, pois é uma liberdade constitucional, uma liberdade conquistada, mas que está sendo construída ainda.”

Entrada das bandeiras marcou ato cívico na EMEB Maria Gemma Rela Reinaldi. Foto: Camila de Magalhães

Inspiração para as escolas

Sueli Tuon explicou a escolha do tema deste ano, enfatizando que os valores olímpicos, como paz e solidariedade, foram integrados ao patriotismo. “Este ano trouxemos o tema da educação e dos valores olímpicos, mostrando que o 7 de setembro representa a independência do nosso país, e também a união entre as pessoas, algo que as Olimpíadas sempre promovem. Queremos que as nossas crianças entendam que defender a independência do Brasil também significa cultivar a paz e a solidariedade no dia a dia”, ressaltou. A secretária ainda deixou uma reflexão aos estudantes: “Independência é liberdade. Qual liberdade você está construindo?”

Representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Educação e Tiro de Guerra participam de ato cívico no EMEB Maria Gemma Rela Rein. Foto: Camila de Magalhães

Diante de um ginásio cheio de alunos, que assistiram à execução dos hinos nacional, de Itatiba e da independência, além de apresentações de música e jogral feitas por estudantes, Heloísa Monte Zuccon, vice-diretora do EMEB Profª Maria Gemma Rela Reinaldi, reforçou o significado histórico e a relevância atual da Independência do Brasil.

“A independência vai além de um evento histórico, ela se reflete diariamente em nossas atitudes e cidadania. Que este 7 de setembro nos inspire a sermos agentes de mudança, dentro e fora da escola, honrando a história de nosso país”, reforçou Heloísa.

A vice-diretora afirmou ainda: “Cada um de nós, dentro de nossa escola, tem o poder de contribuir para uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais inclusiva. Que o espírito de liberdade que inspirou nossos antepassados continue a nos guiar, que possamos valorizar nossa identidade, respeitar nossas diferenças e trabalhar juntos por um Brasil que se orgulhe de sua educação, de sua juventude e de seu compromisso com o futuro.”

Foto: Renato Jr./PMI

Desfile terá cerca de 2 mil participantes

O ponto alto das comemorações desta semana será o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que contará com a participação de cerca de 2 mil pessoas, entre alunos de 33 escolas municipais e representantes das secretarias municipais, com apresentações de dança e ginástica olímpica, além de um desfile motorizado que fechará o evento.

Haverá quatro subtemas a serem apresentados: A história das Olimpíadas e Jogos Paralímpicos, Símbolos das Olimpíadas e seus significados, Valores Olímpicos e os Esportes Olímpicos. “As escolas vão trazer apresentações que falam sobre paz, solidariedade entre os povos e outros valores importantes para a construção de uma sociedade mais justa”, acrescentou Sueli Tuon.

Foto: Renato Jr./PMI

Forças de segurança em destaque

O Tiro de Guerra de Itatiba também estará presente, como explicou o 1º Sargento Dias, chefe de instrução do TG 02-070: “Nós estaremos com todos os nossos 49 atiradores. O trabalho de equipe, fundamental no esporte e na sociedade, será destacado em nossas apresentações. Nós ainda estamos nessa construção do nosso país, da independência, da liberdade a cada dia que passa, com uma responsabilidade individual, inserida num contexto coletivo.”

Dias lembrou ainda que, após o marco histórico de 7 de setembro de 1822, “ainda foram cerca de 80 anos até que tivéssemos a nossa configuração geográfica atual do Brasil, que nos traz toda essa diversidade cultural, diversidade climática, e isso custou muitas vidas durante esse período.”

A Guarda Municipal de Itatiba prepara uma apresentação especial para o desfile, com todas as viaturas e a participação da fanfarra mirim e do grupo K9, incluindo os cães Asus e Zeus. “Esta semana fala muito sobre a independência do Brasil e traz muita representatividade para todas as forças de segurança. Queremos mostrar para a cidade que estamos à disposição da população de bem”, afirmou a comandante Jaqueline Bortolozzo.

Foto: Renato Jr./PMI

Serviço de transporte para a população

Para facilitar o acesso ao Parque Luís Latorre no dia do desfile, neste sábado (7/9), a TCI disponibilizará ônibus especiais com saídas de diversos bairros.

Confira os horários e locais:

Dos bairros ao Parque Luís Latorre:

  • Jardim das Nações, Erasmo Chrispim, Zupardo e Expedicionários: 7h, 7h30, 8h, 8h30 e 9h.
  • Parque da Colina, San Francisco, Av. Pedro Mascagni e Central Park 2: 7h, 7h30, 8h, 8h30 e 9h.
  • Terminal (Comendador e Campos Salles): 7h, 7h30, 8h e 8h30.

Do Parque Luís Latorre para os bairros:

  • Nações, Erasmo Chrispim e Zupardo: 11h, 11h30, 12h e 12h30.
  • Parque da Colina, San Francisco, Pedro Mascagni e Central Park 2: 11h30 e 12h30.
  • Arizona, Beija-Flor, Parque da Colina e San Francisco: 11h e 12h.
  • Terminal (Comendador e Campos Salles): 11h, 11h30, 12h e 12h30.
  • Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4487-6850.
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI
Foto: Renato Jr./PMI

Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Camila de Magalhães e Renato Jr./PMI