Festa de São Pedro 2025 movimenta Itatiba com cultura, gastronomia e tradição nos dias 18, 19 e 20 de julho
A tradicional Festa de São Pedro chega à sua 27ª edição neste fim de semana, nos dias 18, 19 e 20 de julho, prometendo encantar os itatibenses e visitantes com uma programação repleta de atrações culturais, música, comidas típicas, artesanato e muito mais.
O evento, promovido pela Prefeitura de Itatiba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, acontece no Parque Luís Latorre, com entrada e estacionamento gratuitos.

Cultura para todos os gostos – e ouvidos
Uma das grandes novidades da edição 2025 é a presença de dois palcos: o principal, localizado no galpão coberto, e o segundo, ao lado da Praça de Alimentação. A programação musical foi elaborada em parceria com o programa estadual Difusão Cult SP, com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), e vai desde orquestras e grupos locais até grandes nomes da música sertaneja.
Na sexta-feira (18), a abertura oficial acontece às 20h, em frente à fogueira cenográfica, seguida do show da dupla João Bosco & Gabriel. No sábado (19), a agenda começa às 10h e inclui atrações como a Quadrilha da Terceira Idade, shows de Clauber Dias, Sayô e o grande destaque da noite: Bruna Viola, às 20h.
O domingo (20) traz apresentações da Orquestra D’Alba, Corporação Musical Santa Cecília, Orquestra de Violeiros de Itatiba, Banda Jovem do Conservatório com o cantor Lupa, e encerra em grande estilo com Fiduma & Jeca às 19h.

Festa Inclusiva e espaço para a criançada
O sábado (19) também será marcado por uma ação inclusiva: das 13h30 às 14h30, a Festa de São Pedro realizará uma hora de silêncio – sem música nem atrações sonoras – voltada para a participação mais confortável de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As crianças também têm vez e espaço: no sábado e domingo, a “Cidade das Crianças” estará em funcionamento com brinquedos infláveis, trenzinho pelas trilhas do Parque e presença de personagens infantis. O mágico Thiago Barros também promete encantar os pequenos com apresentações no domingo, das 14h às 16h.

Sabores típicos e solidários
A Praça de Alimentação será um verdadeiro festival de delícias caipiras. Comandada por 20 entidades da Aeasfi (Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba), o espaço reúne o melhor da culinária junina e local, com opções como pastel, lanche de pernil, galinhada, fogazza, parmegiana, acarajé, caldos, feijão tropeiro, polenta, doces portugueses, canjica, arroz-doce, bolo de paçoca, entre muitas outras tentações.
“Essa festa é construída com carinho por muitas mãos voluntárias. Nosso objetivo é acolher bem os visitantes e proporcionar uma experiência deliciosa, tanto no sentido literal como afetivo”, ressalta Alexandre Tognolo, presidente da Aeasfi.

Valorização da produção local
A festa também é uma vitrine para a produção artesanal de Itatiba. No galpão de entrada, nove produtores rurais trarão seus produtos frescos e artesanais: vinhos, licores, sucos, doces, queijos, frutas, conservas, pães e bolachas, além de flores e plantas. Estarão presentes nomes como a Adega Rosso Naturale, Apiário Zé Trovão, Sítio Capeletto, Pimentas Thoro e outros que representam com excelência a riqueza rural do município.
O artesanato também ganha destaque, com 40 expositores revezando-se durante os três dias. A Mostra Criativa, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, e a Associação de Artes e Artesanato de Itatiba levarão ao público itens feitos à mão e personalizados especialmente para a festa: desde acessórios afro e bonecas de pano até velas terapêuticas, cosméticos naturais e decoração em patchwork.

Transporte público gratuito facilita o acesso
Para garantir que todos possam aproveitar a festa com comodidade, a Prefeitura disponibilizou uma linha especial de ônibus que sairá do Terminal Central em direção ao Parque Luís Latorre. Na sexta-feira (18), o ônibus parte às 19h30. No sábado e domingo, haverá saídas às 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.
Para a volta, as saídas da sexta serão às 22h; no sábado, às 13h25 até 21h50; e no domingo, até às 18h25. O ponto de embarque e desembarque será na rua sem saída ao lado do estacionamento do Parque.
Um convite para toda a família
Com uma programação diversificada, estrutura acolhedora e celebração das raízes culturais de Itatiba, a 27ª Festa de São Pedro promete ser um dos eventos mais marcantes do ano na cidade. Música, sabores, artesanato, solidariedade e diversão para todas as idades: tudo isso num só lugar, de 18 a 20 de julho no Parque Luís Latorre. A entrada é gratuita – e a diversão é garantida.
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Fotos: Renato Jr e Divulgação/PMI

