Projeto VemSer premia escolas campeãs de 2025 e fortalece formação esportiva em Itatiba
Parceria entre as secretarias de Esportes e Educação envolve alunos do sub-12 em competições de quatro modalidades durante dias de Conselho de Classe, estimulando integração, saúde e desenvolvimento escolar
A edição 2025 do Projeto VemSer premiou as escolas vencedoras da terceira edição da iniciativa, que integra esporte, educação e formação cidadã nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Itatiba. Realizado em parceria entre as secretarias de Esportes e Educação, o projeto oferece aos estudantes do sub-12 a oportunidade de participar de disputas esportivas justamente nos dias de Conselho de Classe — períodos sem aula em que o tempo livre é transformado em aprendizado, convivência e atividade física.

A grande campeã deste ano foi a Emeb Anna Abreu, do Bairro do Engenho. Em segundo lugar ficou a Emeb Maria Mercedes, da Vila Cruzeiro. As escolas Guiomar e Marina Araújo, ambas do Jardim das Nações, completaram o pódio na terceira e quarta colocação.
Ao todo, 120 alunos de quatro Emebs participaram das atividades, reforçando a adesão crescente ao projeto. A premiação ocorreu na última semana diretamente nas escolas vencedoras, entregue por Caio Busca, do Setor de Esporte Educacional da Secretaria de Educação, e pelo secretário-adjunto de Esportes, Lauro Baessa.

Formação esportiva e integração escolar
O secretário de Esportes, Marcelo Cyrillo, explica que o VemSer vai muito além da competição. “É um projeto que visa a capilarização das modalidades para o ambiente escolar, para fomentar a prática. Ao optar em participar, há um processo de seleção na própria escola, cujos estudantes até 12 anos recebem aulas no contraturno de basquete, futsal, handebol e vôlei e, nos dias de conselho de classe, participam da competição”, destacou.
O projeto busca desenvolver as bases da formação esportiva, estimulando habilidades motoras, disciplina, espírito de equipe, autocontrole e convivência — valores que repercutem diretamente no desempenho escolar e no desenvolvimento social dos estudantes.

Como foram os jogos
As disputas ocorreram em duas datas no Parque Ferraz Costa:
- 1º de julho: futsal e basquete;
- 30 de setembro: handebol e vôlei.
A Secretaria de Esportes foi responsável pela organização, arbitragem, logística das partidas e pela premiação. Já a Secretaria de Educação garantiu alimentação e transporte dos alunos, com ônibus escolares levando as equipes para as competições, ida e volta.
Por Eduardo Micheletto/Itatiba Hoje – Fotos: Divulgação/PMI
