Economia

Itatiba tem acesso a recursos especiais do Governo do Estado

O Estado de São Paulo tem 70 Estâncias Turísticas, 140 Municípios de Interesse Turístico – entre eles Itatiba; também 49 Regiões Turísticas (RTs) que reúnem 369 cidades. Itatiba fica na RT Circuito das Frutas. O projeto SPEcoaventura está certificando empresas de 200 municípios. 

Todos esses dados exemplificam como é variada a oferta turística do Estado. Conhecido principalmente como emissor de visitantes para destinos nacionais e internacionais, São Paulo é também o que mais recebe visitantes: entre consumidores locais e os que vêm de todo o País e do exterior, são mais de 44 milhões de viagens todos os anos – dados do período pré-pandemia. 

Itatiba foi reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT) em maio de 2018. No ano seguinte, já na gestão do Governador João Doria, celebrou o primeiro convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. 

Foi para a Revitalização do Centro de Turismo e Lazer Luís Latorre – Parque da Juventude, que ao custo de R$ 582 mil. Para este ano o município poderá conveniar mais R$ 361 mil, a serem investidos na revitalização do Museu Histórico Municipal Pe. Francisco de Paula Lima. 

Distritos e Rota Cênica

Na região, a Secretaria de Turismo e Viagens tem mais dois projetos em estruturação que, ao serem implementados, trarão um novo ciclo de desenvolvimento: o Distrito Turístico Serra Azul, que reúne Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo, e a Rota Cênica do Circuito das Águas e Flores.

O primeiro, cria um regramento legal que incentivará a atração de investimentos. Há um foco natural em parques de lazer, que podem funcionar como âncoras para outros empreendimentos. Já a Rota Cênica prevê intervenções em estradas para que sejam parte da experiência do viajante, e não apenas um caminho até o destino. São locais que passarão a contar com infraestrutura de apoio como forma de desfrutar da riqueza paisagística e cultural. O masterplan foi concluído e agora estão em elaboração os projetos executivos das primeiras intervenções.