Mundo Pet

Confira dicas e truques de como dar banho em gato sem deixá-lo estressado

Os felinos têm a fama de serem bem limpos, pois são acostumados a realizarem a própria higienização com a língua desde cedo. Porém, você já se perguntou como dar banho em gato? Saiba que é necessário lavar o bichano ao menos uma vez por mês.
A higiene vale até para aqueles gatos que vivem em casa, pois a família humana pode levar bactérias e outros organismos para o lar. Então, para tirar todas as suas dúvidas sobre como dar banho em gato, elaboramos este texto. Venha conferir!

Os gatos e a relação com a água
É fato que os felinos têm mais aversão à água que outros animais. Eles não brincam na chuva ou com mangueiras, como os cães fazem, por exemplo, mas quando é preciso, eles encaram o medo. Portanto, não é correto afirmar que dar banho em gato faz mal.
Na verdade, banhar o bichano é essencial para garantir a higiene completa. O gato pode se lavar com a língua, mas não tira certas impurezas da pele. Assim, é necessária uma lavagem mais eficiente para a sujeira não se acumular.
Se o felino não apresentar alergias ou coceira excessiva, não é preciso um banho. Apenas uma boa escovação para retirar os pelos mortos e possíveis nós já basta. Lembre-se de que a frequência dos banhos é algo a se atentar. Se ocorrerem semanalmente, podem ser prejudiciais à saúde do animal.
Abaixo, listamos alguns cuidados que você precisa ter para aprender como dar banho em gato e tirar o melhor proveito do processo de higienização do bichano sem estressá-lo. Confira!

Como dar banho em gato com dicas simples
Como o bichano não toma banho com frequência, o processo pode ser muito estressante e cansativo para ele. A boa notícia é que tudo é uma questão de adaptação. Com o tempo, o felino se acostuma com a água. Além disso, algumas dicas de como dar banho em gato podem ajudar.
Utilize sempre água morna. Isso faz com que o gato não se assuste em contato com o líquido. Além disso, um banho quente evita doenças e infecções;
Como o felino é sensível a cheiros, é primordial saber o que usar para dar banho em gato. Os produtos devem ser escolhidos a dedo.

Gato se lambendo, escove o pelo antes
Antes de mais nada, é bom realizar a escovação do pelo. Isso faz com que o procedimento não demore muito. Assim, as chances do gato se estressar diminuem. Além disso, não há acúmulo de pelos no ralo, e a higiene do seu amiguinho fica mais completa.

Corte as unhas do gato antes
Cortar as unhas do felino antes do banho é uma boa ideia. Isso evita arranhões, se houver algum susto. Uma alternativa é usar luvas de borracha para se proteger. Essa é uma sugestão de como dar banho em gato arisco, por exemplo.

Tente banho a seco
Se o seu pet nunca tomou banho antes, considere a opção a seco. Isso ajuda muito na adaptação e não estressa o animal. Afinal, ele nem percebe que está passando pelo procedimento.

Evite o estresse do gato ao máximo
Outra dica de como dar banho em gato é evitar estressá-lo ao máximo. Para isso, otimize o tempo da higienização tendo todos os acessórios e produtos por perto. Você também pode relaxá-lo fazendo carinho nele ou dando o petisco favorito antes do procedimento.

Comece o procedimento aos poucos
O importante é ficar tranquilo e transmitir essa sensação ao pet. Só então, comece o procedimento aos poucos, preferencialmente pelas patas. Ao subir, evite que a água caia diretamente na cabeça dele, pois isso pode assustá-lo. Usar um pano úmido é o ideal na hora de lavar o rosto.

Seque bem o animal
Mesmo que ele esteja nervoso, tente enrolar o bichano em uma toalha. Cuidado ao usar um secador de cabelos, que pode assustar facilmente pelo barulho. Use o objeto distante e em temperatura baixa. Além disso, aproveite o sol para o processo de secagem ser mais eficiente.

Recompense o gato
Após finalizar o processo, tente deixar o bichano o mais relaxado possível por meio de recompensas. Ofereça o petisco favorito e dê bastante atenção a ele. Assim, ele não fica estressado nem distante. Essas dicas de como dar banho em gato em casa ajudam a deixar o ambiente mais tranquilo nesta hora.

E os filhotes?
Quer saber como dar banho em gato filhote? O procedimento é exatamente igual ao citado acima. Aliás, é bom começar antes para o animal se adaptar mais facilmente ao processo. O ideal é dar os primeiros banhos logo aos três meses de idade. Assim, o animal se acostuma com os produtos, os cheiros e, quem sabe, até gosta do momento de limpeza.

Procure um centro de estética
Após ler essas dicas, você fica mais preparado em higienizar o seu bichano. Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em procurar um centro especializado em estética da Petz. Lá, você encontra todas as informações e profissionais capazes de te ajudar.

(Com PETZ) Fotos: Divulgação