Vice-cônsul de Angola visita Itatiba
O município de Itatiba recebeu nesta segunda-feira (6) a visita do vice-cônsul da República de Angola, Bernardo Francisco Neto, que participou de atividade na EMEB Profa. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, localizada no Núcleo Residencial Porto Seguro.
Recepcionado por alunos do Grupo de Estudos Ambientais (GEA) da escola, pelos secretários da Educação de Itatiba, Sueli de Moraes Tuon, e de Meio Ambiente e Agricultura, Gustavo Cosenza de Almeida Franco, o vice-cônsul se mostrou feliz em participar de um intercâmbio de saberes culturais e ambientais, parte do 1.º Encontro da Sociedade Civil para a Sustentabilidade, que está sendo realizado nesta semana pela escola municipal, com atividades voltadas aos alunos.
A visita foi acompanhada ainda por voluntários e representantes dos movimentos negros de Itatiba. Bernardo Francisco participou de bate-papo com alunos de diversas séries e finalizou sua visita ajudando no plantio de três mudas de maboqueiro, uma árvore típica das regiões tropicais e subtropicais da África, que produz fruto amarelo agridoce – o maboque. O plantio foi realizado em espaço verde próximo à quadra da escola.
“Estamos conhecendo a cidade e agradecidos pelo convite para o Consulado Geral de Angola. Viemos ver in loco esse trabalho, que é muito benéfico. Sempre que possível, estaremos juntos, conversando com alunos”, disse Bernardo Neto, em resposta ao convite da Secretária de Educação Sueli para que visite mais escolas em Itatiba. “Essa visita e esse temas trazidos hoje são muito importantes em trazer conhecimento aos nossos alunos, que são protagonistas nestas atividades”, disse a Secretária de Educação.
Aprendizado complementar
O GEA, grupo que fomentou a atividade é composto por cerca de 15 alunos de 6.º a 9.º anos do Ensino Fundamental da “Nazareth”, com idades entre 11 e 15 anos, que trabalharam por cerca de três meses no preparo do evento, que conta ainda com profissionais externos de diversas esferas de sustentabilidade convidados a dar palestras. Nesta segunda-feira também estavam na programação palestras sobre veganismo e economia circular, além de oficinas com garrafas pet.
A visita também integra projetos como o Africanidades e O Caminho de Volta na rede municipal, que trazem luz às relações África e Brasil, nos países de língua portuguesa, destacando cultura e idioma. Está prevista ação em que os alunos de Itatiba enviarão cartas a estudantes angolanos, contando como é o meio ambiente local, e serão respondidos com iguais conteúdos pela ótica dos colegas de lá.
Da Redação/PMI/Fotos: Renato Jr/PMI