Mais de 72 mil peças estão à disposição no Bazar da Solidariedade
Já tem famílias que garantiram peças de roupas para enfrentar os dias frios que virão pela frente. Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 13/06, o Bazar da Solidariedade 2022, com mais de 72 mil peças arrecadadas ao longo da Campanha do Agasalho 2022.
Com atendimento prioritário às mais de 1.500 famílias atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itatiba, as portas do bazar foram abertas às 9h. Para melhor atendimento, o bazar será exclusivo a eles até a próxima quarta-feira, 15/06.
A vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Paladino Delforno e o vice-prefeito e Secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno, fizeram a abertura simbólica.
“Estamos muito felizes com a campanha neste ano, que foi excelente. São muitas peças boas! Esse ano o bazar está muito maior”, comentou Rosa. Ano passado foram arrecadadas cerca de 45 mil peças – ainda dentro de um contexto mais rígido da pandemia.
Para o secretário Mauro, a quantidade de peças arrecadadas neste ano “é reflexo da grande mobilização das pessoas, que mostra o quanto o itatibense é solidário”, disse.
O grande volume de itens – e ainda há mais para serem triadas, fora as 72 mil já disponíveis – permite que sejam feitas reposições todos os dias. Há variedade de opções em roupas femininas, masculinas, para crianças, calçados e acessórios.
As roupas foram separadas pelas equipes do FSS e voluntários, por tipo, quantidade e idades, com destaque esse ano para roupas de crianças. As filas são organizadas por ordem de chegada, orientada pelas assistentes sociais.
Segundo a vice-presidente do FSS, após a conclusão do bazar, ao final do mês, as peças não doadas serão recolhidas e ficarão à disposição de uso da assistência social no atendimento às pessoas em vulnerabilidade.
Oportunidade aguardada
A população sempre aguarda ansiosa pelo bazar resultante da Campanha do Agasalho. Para Cristiane Amaral dos Santos, que é atendida pelo CRAS Harmonia, o bazar agradou em cheio. “Adorei. Tem peças boas, que dá para aproveitar bastante”, disse.
Moradora do bairro Ponte Nova, Janaina Rodrigues da Silva foi ao bazar pela primeira vez. “Achei muito bom. Tem muitas peças legais. Peguei roupas para meus quatro filhos, um menino e três meninas”, contou.
A partir do dia 20/06, o bazar atenderá os bolsistas do Requalifica, aos membros da Cooperativa Reviver e CRAS Itinerante. Já a partir da terça-feira, 21/06, será aberto à população em geral. O Bazar da Solidariedade funciona das 9h às 11h e das 13h às 16h.
Queda da temperatura
O bazar começa exatamente quando as temperaturas voltaram a cair. Tendência desde o último final de semana, as manhãs frias de ontem, 12/06, e de hoje, marcaram respectivamente 8,4ºC e 6,1ºC, segundo informa a Defesa Civil de Itatiba. Os próximos dias devem seguir sendo de frio. O recorde, por enquanto, ainda segue sendo de maio, que teve mínimas na casa dos 2,5ºC em maio.
Da Redação/Com PMI/Fotos: Divulgação