Cultura

Imigração japonesa: a influência nipônica em nossa cultura

Hoje, dia 18, é celebrado o Dia da Imigração Japonesa, mas você sabe o motivo? A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma série crise econômica. Por outro lado, o Brasil necessitava de mão de obra para a lavoura do café.

O Dia da Imigração Japonesa é comemorado no dia 18 de junho porque foi a data na qual o primeiro navio aportou ao Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos, em São Paulo, em 1908. De lá pra cá a cultura japonesa se misturou com a brasileira. Vamos conhecer algumas dessas influências em nossa cultura?

Artes marciais

Segundo historiadores, essa foi a primeira ponte estabelecida entre as duas culturas. O judô chegou no Brasil em 1914. Até então, os brasileiros conheciam poucas modalidades de combate, sendo as mais populares o pugilismo e a capoeira.

Espiritualidade e filosofia nipônicas

No campo das religiões trazidas pelos imigrantes japoneses, há destaque para o budismo, que veio para o Brasil no começo do século 20. A estética e os valores que acompanham as religiões orientais influenciam a cultura nacional até hoje.

Mangá e artes plásticas

O trabalho de grandes cartunistas nipônicos fez com que a estética japonesa permanecesse no Brasil. Nas artes plásticas, o pintor nipo-brasileiro Tikashi Fukushima (1920-2001) foi um dos pioneiros no Brasil do movimento abstracionista, seguido por grandes nomes da atualidade, como a japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake.

Dieta mais verde e chás

O hábito de consumir hortaliças nas principais refeições no Brasil foi um costume herdado dos primeiros imigrantes japoneses. Os imigrantes introduziram na dieta brasileira a soja, o arroz cateto, o pepino, a acelga, o rabanete, a batata-doce, o inhame e a cebolinha, entre outros. O consumo de chás também pode ser atribuído aos imigrantes do oriente. O plantio do chá preto teve início no Brasil no Vale do Ribeira em 1935.

Por Lívia Martins – Foto: Reprodução