Mais um novo morador do Zooparque Itatiba: filhote de cervo-do-pantanal, ameaçado de extinção
Nasceu no dia 22 de junho um filhote macho de cervo-do-pantanal, espécie ameaçada de extinção, no Zooparque de Itatiba. O filhote é um macho, nasceu pesando cerca de 4,68 quilos e o parto foi natural. A gestação desta espécie dura entre 250 e 270 dias, e nasce apenas um animal por vez.
O nascimento foi registrado por volta das 20h40, de acordo com o Zooparque. A espécie cervo-do-pantanal, (Blastocerus dichotomus), que vive em regiões de várzeas de rios, é nativa da fauna brasileira, sendo o maior cervídeo da América do Sul. Sua maior concentração é observada no Pantanal.
Queimadas, avanço de áreas agrícolas e urbanas, construção de hidrelétricas e doenças transmitidas por bovinos domésticos são as principais ameaças de extinção da espécie.
A primeira espécie chegou ao Zooparque em 2019, uma fêmea chamada Lina, vinda do Parque Vida Cerrado, na Bahia. O macho, chamado Kadu, chegou do Zoológico de Sorocaba (SP) em 2020. O sucesso da união gerou, em 2021, o primeiro filhote, uma fêmea chamada Aurora.
A equipe de cuidadores do Zooparque estão otimistas com o nascimento do segundo filhote e acompanham de perto a saúde da mãe e o desenvolvimento do filhote. Afastados do público, mãe e filhote são observados pelos cuidadores diariamente em uma área especial de maternidade do Zooparque.
Da Redação/Itatiba Hoje – Fotos: Divulgação/Zooparque Itatiba