Prefeitura apresenta projeto de convênio inédito para mutirão de cirurgias pediátricas
Na última quarta-feira (13), o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira fez a entrega de dois Projetos de Leis à Câmara de Itatiba. Um deles é o inédito convênio com o Grupo de Defesa da Criança com Câncer – Grendacc, em Jundiaí, para a realização de mutirão de cirurgias pediátricas, intitulado “Crescer Feliz”, abrangendo diversas especialidades, que foi entregue pessoalmente ao presidente da Casa de Leis, Ailton Fumachi, na presença de vereadores.
Este mutirão, ao ser aprovado, vai beneficiar 350 crianças e adolescentes, de zero a 15 anos. O investimento da Prefeitura de Itatiba será no valor de R$ 600 mil. “Agradeço muito a presença do presidente Ailton, para colocar em votação com agilidade esse projeto de lei, que se trata de importante assunto. Assim que for votado e o convênio assinado, já poderemos chamar essas crianças e jovens para começar as cirurgias, que serão feitas em Jundiaí. A Prefeitura dará todo o suporte, incluindo o transporte”, anunciou o prefeito Thomás.
Os moldes deste novo mutirão segue os já realizados no último ano, como o pioneiro, de catarata – realizado em 2021, que também feito fora de Itatiba, tendo todo o apoio e suporte da Secretaria da Saúde local. “É um grande avanço. Fizemos o mutirão de cataratas, com mais de 750 cirurgias, mutirão de ressonância, mutirão de exames e, agora, o quarto mutirão, de cirurgias pediátricas em convênio com o Grendacc”, frisou. “Isso vai acelerar uma fila em que crianças estão esperando há alguns anos”, acrescentou.
Especialidades
O secretário adjunto de Saúde, Lucas Zeponi Dall’Acqua, afirmou que serão beneficiadas crianças que estão esperando há mais tempo – o reporte mais antigo data de 2016. “O mutirão compreende cirurgias geral, gastrocirurgia, urológica e de pele. A maioria é de cirurgias simples, de hérnia, fimose, testículo, uretra. Nestas cirurgias, a criança interna pela manhã e, no máximo, no dia seguinte, já está em casa”, comentou.
“As crianças e jovens estão sendo chamadas para passarem por avaliações com o cirurgião pediátrico agora já no mês de agosto”, detalhou Dall’Acqua.
Reajuste
Também foi entregue o Projeto de Lei sobre o reajuste para os agentes comunitários de saúde – os ACS. “Precisamos da aprovação da Câmara para dar este reajuste, para que o piso passe a ser de R$ 2.420,00. Além disso, estes profissionais terão direito à insalubridade – de 10%, 20% ou 40% – que será analisada por uma comissão”, explicou Thomás durante o ato.
“Estamos encaminhando para a Câmara neste momento. São mais de 100 ACS’s que estão esperando esse ajuste”, concluiu o prefeito de Itatiba.
Votação
O prefeito Thomás também agradeceu a presença dos vereadores, que se mostraram sensíveis à causa e à celeridade de sua solução. Segundo o presidente do Legislativo, os PLs seriam apresentados na Sessão Ordinária ainda desta quarta-feira, para que na quinta-feira (14) sejam entregues às comissões e, com os pareceres, possam entrar na Ordem do Dia da próxima semana (20).
“A gente quer ver se há possibilidade de votar, já com os pareceres da comissão, em primeira e segunda discussão, na quarta-feira, dia 20, para devolver de imediato ao prefeito e dar sequência”, afirmou Fumachi.
Da Redação/Com PMI – Fotos: Divulgação/PMI