Com versão Midnight, Chevrolet Cruze ultrapassa última fronteira
Lançado no Brasil em 2011, o Chevrolet Cruze rompeu a barreira dos 10 anos de produção no ano passado, sob a desconfiança do mercado que seria descontinuado em breve. Renovado no estilo em 2016, quando ganhou a excelente motorização 1.4 turbo, estava na hora de algo acontecer. Apesar do destino do modelo na Europa ter sido a descontinuação, no Brasil, a fabricante seguiu com o sedã e o hathback de seu médio em produção e, ainda, apresentou duas novas versões: o Midnight para o primeiro e o RS para o segundo.
Nesta avaliação, o GuarulhosWeb conheceu o sedã Midnight, que parte da versão LT mais simples, mas que conta com equipamentos que antes eram disponíveis apenas no LTZ ou Premier. Fica no meio do caminho, mas entrega bastante coisa interessante, baseado na série especial que remete à meia-noite. O que é isso? É a utilização de detalhes escurecidos em preto ou tons mais fortes. A Chevrolet já fez isso com a S10 e com o Onix, mas em ambos os casos a cor da carroceria era exclusiva em preto, ou Ouro Negro, o nome pomposo da tinta.
No Cruze Midnight, além do Ouro Preto, tem o Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel. O modelo avaliado era o azul, que dependendo da iluminação parece quase um preto, bastante atraente. Os acabamentos desde os do forro do teto até os revestimentos soft touch de portas e painel ganham tons predominantemente escurecidos também. Como em outros modelos da série, ele se destaca pelos acabamentos sofisticados e customizados, proporcionando com um toque extra de ousadia incomum em sedãs.
Na frente o destaque começa pela gravata Chevrolet com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade com elementos estéticos internos alusivos à tecnologia é própria do sedã. Faróis com máscara negra com luz de condução diurna em LED e luzes auxiliares tipo canhão completam o conjunto.
Na lateral, as rodas aro 17 em dois tons mesclam pela primeira vez o preto com o cromado. Um filete do mesmo metal faz a harmonização com as maçanetas. Já o logo Midnight fica na parte inferior da porta dianteira, alinhado com os retrovisores externos. A ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados, assim como a silhueta do veículo marcada pela caída do teto semelhante ao de um cupê. A seleção para as opções de cores externas considerou também a composição de pigmentos das tintas que refletissem com maior precisão a luz, evidenciando os vincos e o dinamismo do veículo.
Motor 1.4 turbo garante força ao sedã da Chevrolet
Desde 2016, quando foi renovado no design, o Cruze ganhou o motor 1.4 turbo, com 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de toque. O câmbio automático é o comemorado AT6, que equipa diferentes modelos da linha Chevrolet e está bem calibrado para garantir conforto e suavidade ao dirigir. O resultado é uma condução bastante satisfatória, nas mais diferentes condições, como na performance, desempenho e consumo. Ele é ágil no trânsito e tem consumo equivalente ao de veículos bem menores e menos potentes.
Aliás, o Cruze segue cumprindo bem o papel de oferecer bom espaço interno e bastante conforto tanto para o motorista como para os passageiros. Tem entre-eixos de 2.700 mm, o que garante ótimo espaço interno para até cinco pessoas. O porta-malas, que acomoda até 440 litros, dá conta da bagagem da família toda.
Entre os equipamentos oferecidos na versão Midnight, que custa R$ 140 mil (o LT sai por R$ 138 mil, enquanto o LTZ por R$ 152 mil), destaque para o revestimento premium dos bancos e painel, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura mais sistema automático de recirculação, partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação, além de regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Em relação ao pacote de itens de segurança, o modelo traz airbag frontal, lateral e de cortina, aviso sonoro para utilização do cinto de segurança em todos os assentos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e controle eletrônico de estabilidade e tração com a função de assistente de partida em aclive.
O Cruze Midnight conta também com nível quatro de conectividade. Vem com MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, myChevrolet app para comandar funções do carro a distância, além de tecnologia OTA (over the air), capaz de promover atualizações de sistemas eletrônicos do veículo via internet.
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Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação