Cidade

Inclusão Produtiva é novidade da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda

Lançado na terça-feira (30), pela Prefeitura de Itatiba, via Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, o Programa de Inclusão Produtiva (PIP), parte da política de incentivos do Sebrae SP, que visa ampliar o acesso à geração de renda de pessoas socioeconomicamente vulneráveis, desempregadas e beneficiárias de serviços e programas socioassistenciais.

Através de uma análise sobre os requisitos necessários para preencher vagas disponíveis, é feito o encaminhamento de capacitação, visando a contratação para que este público, identificado a partir do atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), seja capaz de gerar renda de maneira digna e estável e superar processos crônicos de exclusão social.

O lançamento do Programa de Inclusão Produtiva (PIP) foi realizado na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda. Foto: Renato Jr./PMI

“Temos vagas de emprego – e vamos trazer cada vez mais, logo terão mais boas notícias de grandes empresas chegando na cidade – porque Itatiba está em um centro logístico muito importante. E as empresas vão querer pessoas qualificadas. É nesse ponto que vamos atuar e dar a oportunidade para que possam conquistar essas vagas do mercado de trabalho e as empresas não precisem ir para outras cidades buscar empregados. É para isso que vamos trabalhar, para que tenham carteira assinada. O trabalho é o melhor vale social que se pode entregar”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, em evento realizado no prédio da Secretaria.

Também participaram do lançamento o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno; a assessora executiva do Sebrae São Paulo, Raquel Barros; a analista sênior do Sebrae Jundiaí, Carla Malavacci Leite; o coordenador executivo do Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo de Campinas e assessor do PIP de Itatiba, Dimas Alcides Gonçalves; e a coordenadora do PIP de Itatiba, Maria Regina Suzan, além de beneficiários dos Cras Harmonia, Nações, Porto Seguro e San Francisco.

Foto: Renato Jr./PMI

Centro de referência

O PIP está centrado nesta Secretaria porque a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) diz que projetos de enfrentamento à pobreza e o acesso ao mercado de trabalho, como este de estratégias de trabalho e renda, pertencem à atividade da Assistência Social.

A construção do plano apresentado é fruto do trabalho dos últimos seis meses, com equipe que discutiu como montá-lo para que possa gerar renda com a Inclusão Produtiva.

A Sala de Inclusão Produtiva é onde ocorre a estruturação do Centro de Referência, reunindo as informações de dados examinados mês a mês que garantem a oferta contínua de espaços e serviços de formação e qualificação profissional.

Os técnicos vão desenvolver um Plano de Vida Profissional e fazer os devidos encaminhamentos, já que o PIP é intersetorial e contará com parcerias: Centro de Capacitação Solidária do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itatiba, secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo, Sebrae, Senai e Senac.

Da Redação/PMI – Fotos: Renato Jr./PMI