Educação

Chegaram as férias escolares… E agora?

As tão esperadas férias escolares chegaram, porém para alguns pais com ela chega uma grande dúvida: o que fazer com as crianças em casa?

Para nós adultos, férias é sinônimo de descanso, mas para as crianças, que são cheias de energia, as férias é a melhor oportunidade para correr, pular, passear e brincar. E o que fazer com toda essa energia das crianças? Uma vez que nem sempre os pais conseguem conciliar as férias escolares com as férias do trabalho e, pior ainda, na tentativa de fazer desse momento algo inesquecível, sem tédio e sem frustrações, corremos o risco de nos cobrar demais e acabar as férias exaustos e sobrecarregados.

O importante é fazer desse momento uma grande oportunidade de “estar juntos”. Mesmo que você esteja trabalhando, aproveite o tempo que passarem juntos ao máximo, o tempo que você tem com seu filho nas férias pode não ser a quantidade desejada, mas que seja de qualidade e isso pode ser mais simples do que parece.

Mesmo sem tempo ou dinheiro sobrando, você pode fazer com que as férias de seu filho seja algo divertido, um tempo gostoso juntos e repleto de momentos inesquecíveis, tudo isso de forma simples e marcante.

As brincadeiras, por exemplo, ficam muito mais alegres para as crianças se você fizer parte delas. Assistam filmes juntos, faça receitas simples e gostosas na cozinha juntos, tomem sorvetes juntos, conte histórias, faça cosquinhas, tire um tempinho para jogos de tabuleiro, dê abraços de urso…

Os momentos mais simples são também as maiores oportunidades que temos de criar laços fortes de confiança e afeto e também de passar segurança para as crianças além de demonstrar os verdadeiros sentimentos, como o amor. E dessa forma construiremos lembranças que permanecerão para sempre na memória dos nossos filhos.

Néia Rocha, pedagoga e psicopedagoga – Foto: Divulgação

Por Néia Rocha, pedagoga e psicopedagoga – Foto: Divulgação