Cidade

Itatiba enfrenta fortes chuvas; previsão é de tempestades, raios e granizo para os próximos dias

Bombeiros e Guarda Municipal devem ser acionados em caso de ocorrências devido à precipitação, informa Prefeitura

Dias mais claros, sol e poucas nuvens no céu. Janeiro chegou ao fim, e a sensação de que o verão finalmente começou está no ar. Mas, a população não pode relaxar, porque o período chuvoso ainda está vigente.

Foto: Reprodução

Desde dezembro do ano passado a cidade de Itatiba vem sofrendo com intensas chuvas de grande volume. Em uma delas, diversas ruas ficaram alagadas e as comportas precisaram ser fechadas como medida de segurança para evitar danos maiores.

Segundo nota da Prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Obras e Serviços Públicos, Ação Social, Departamento de Trânsito, Meio Ambiente, e em apoio Bombeiros e CPFL, trabalharam tanto nos momentos mais intensos das tempestades, quanto nas horas seguintes em monitoramento.

Nesta semana, o Itatiba Hoje questionou a Prefeitura de Itatiba sobre as medidas presentes e futuras para a prevenção de ocorrências mais sérias em decorrência das chuvas, mas, até o fechamento desta edição, não obteve respostas.

Foto: Reprodução

Previsão para a RMC

De acordo com boletim emitido pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), a tendência para os próximos dias na Região Metropolitana de Campinas, na qual Itatiba faz parte, é de nebulosidade variável, com períodos de céu parcialmente nublado e períodos de céu nublado associados às chuvas, e a previsão é de tempestades, favorecidas ainda pela entrada organizada de umidade sobre o estado.

“Segue o alerta especialmente para os riscos associados às chuvas fortes e volumosas e das descargas elétricas, não se descartando a possibilidade de rajadas de vento e granizo pequeno de forma pontual. As temperaturas ficam entre 20 e 29ºC. Chuvas ainda devem ocorrer em frequência diária até pelo menos os dias 6 ou 7, quando passam a ocorrer de forma mais alternada, intercalando com dias secos”, confirma o documento.

Foto: Reprodução

O que fazer?

Em caso de mais ocorrências devido às chuvas a orientação é ligar para o 193 (Bombeiros) ou 153 (GM) que centralizam e distribuem os atendimentos. Vale lembrar que, durante temporais, o ideal é evitar proximidade e contato com objetos e superfícies metálicas, incluindo cercas e grades.

Evite tomar banho e falar ao telefone. Desligue aparelhos eletrônicos da tomada para precaver danos. Busque abrigo em casas, prédios (sobretudo com sistema de pára-raios), ou no interior de carros (sem encostar na parte exterior da lataria).

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Fotos: Reprodução