Cidade

Voluntários da Sabesp, Maçonaria e itatibenses arrecadam 3 toneladas de alimentos para enviar ao Litoral Norte

Com doações feitas por Voluntários da Sabesp, Irmãos Maçônicos, Amigos e o engajamento do Povo Itatibense, cuja mobilização partiu do Prefeito Thomás Capeletto, conseguiram arrecadar três toneladas de alimentos, que foram enviadas à força-tarefa que atua no Litoral Norte de São Paulo após a tragédia devido às chuvas.

Além dos alimentos também foram arrecadadas 2 mil peças de roupas, que incluem lençóis, cobertores, fraldas e outros materiais.

Foto: Divulgação

Os recursos doados por voluntário possibilitaram a compra dos itens abaixo:

  • 200 quilos de açúcar
  • 200 quilos de sal
  • 200 quilos de alimentos sortidos
  • 700 quilos de alimentos (40 cestas básicas)
  • 1.715 quilos de leite Integral (1.584 litros)
  • 2.000 roupas/lençóis/fraldas/cobertores
Foto: Divulgação

Abastecimento de água

A Sabesp recuperou os sistemas de água em todos os municípios do Litoral Norte atendidos pela Companhia. São eles: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga. De acordo com as equipes técnicas, os serviços foram restabelecidos, inclusive em Boiçucanga, São Sebastião, um dos bairros mais atingidos e que está com o abastecimento retornando de forma gradual aos 3,5 mil imóveis do local.

A companhia segue dando assistência com distribuição gratuita de copos de água e fornecimento de caminhões-tanque. Qualquer prática abusiva de preços na região deve ser denunciada ao Procon.

Em outra frente emergencial, a Sabesp já entregou mais de 100 mil copos de água para as famílias desses municípios. “Desde a madrugada de sábado, a Sabesp está atuando, com todos os funcionários disponíveis, em várias frentes: manutenção das redes de água e esgoto, recuperação das áreas afetadas e continuação do atendimento à população da região. Além desse trabalho técnico específico, a Companhia implantou este programa emergencial de apoio às famílias atingidas por essa catástrofe”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.

Foto: Divulgação

Defesa Civil de Itatiba

Três profissionais da Defesa Civil de Itatiba se integraram à força-tarefa composta pelas Defesas Civis da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e seguiram para São Sebastião, cidade do Litoral Norte paulista.

“Desde que o desastre ocorreu, oferecemos a ajuda de Itatiba para colaborar com nosso conhecimento, treinamento e capacitação. Nossa região é muito conceituada entre as Defesas Civis do Estado de São Paulo”, diz a coordenadora de Defesa Civil, Leila Recaman Cavalaro. Além dela, foram mais dois agentes e uma viatura de tração 4×4, modelo L 200, para ajudar a chegar em áreas que agora estão com difícil acesso.

O grupo de Itatiba ficará baseado na sede montada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo em São Sebastião, atendendo ao chamado do Governo do Estado, que ainda não tem previsão de volta.

Da Redação (Com PMI e Governo do Estado) – Fotos: Divulgação