Cidade

Entenda um pouco mais sobre a coleta de lixo e recicláveis pela prefeitura de Itatiba

Na segunda sessão da Câmara Municipal de Itatiba, com a participação do prefeito, Thomás Antonio Capeletto, um dos questionamentos levantados pelos vereadores durante a apreciação de requerimentos, foi em relação à coleta de lixo na cidade.

Muitos pediram que a prefeitura desse maior divulgação aos dias e horários das coletas realizadas, explicando que muitas vezes o morador não sabe ao certo como isso se precede e o lixo acaba ficando exposto.

Para buscar facilitar a vida do itatibense o site ( www.itativa.sp.gov.br) da prefeitura tem informações a esse respeito. No entanto nem todos buscam essa orientação pela internet. Assim divulgaremos algumas das informações.

Foto: Divulgação/PMI

Lixo domiciliar

No site da prefeitura (https://itatiba.sp.gov.br/secretarias/obras-e-servicos-publicos/coleta-domiciliar) o morador vai encontrar os bairros e o dia em que o caminhão passa para recolher tanto o lixo domiciliar, como os recicláveis. Além dos dias, tem ainda o período se é diurno ou noturno

Catabugiganga

A Prefeitura de Itatiba já disponibilizou em seu site o calendário do Catabugiganga para o ano de 2023. Com este serviço, a cargo das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos, são recolhidos descartes em 10 rotas, que abrangem as variadas regiões do município.

O Catabugiganga é realizado para recolher descarte de móveis quebrados, objetos de madeira, eletrodomésticos, sucatas de ferro, alumínio, pneus, além de roupas e calçados não utilizáveis.

No site da Prefeitura (www.itatiba.sp.gov.br), basta acessar a Secretaria de Obras e clicar no botão lateral do Catabugiganga. O munícipe deve observar a qual rota seu bairro pertence e se programar para colocar o descarte na calçada quando for o dia certo.

Foto: Divulgação/PMI

Coleta Seletiva e EcoPontos

Este é mais um serviço de limpeza urbana, ao lado da Coleta Seletiva, de materiais recicláveis com papel e papelão, jornais, revistas, embalagens longa vida, embalagens de plástico em geral, vidros e metal, e de EcoPontos, locais de entrega voluntária.

Os EcoPontos também recebem resíduo reciclável, incluindo isopor não alimentício, além de resíduo eletroeletrônico (monitor, impressora, TV), resíduo da construção civil (concreto, terra, cerâmica, madeira, gesso), colchões, e mobílias desmontadas.

Lixo Digital

Parceria entre a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e a empresa Ecotronics Ambiental oferece solução ecologicamente correta para a destinação do lixo eletrônico com a disponibilização de seis pontos de coleta no município.

Os equipamentos eletrônicos muitas vezes são produzidos com algumas substâncias nocivas aos seres vivos e uma vez descartados de forma incorreta tornam-se problemas ainda maiores, contaminando solo e água, podendo provocar efeitos danosos ao cérebro, disfunções no fígado, hormonais, reprodutivas, nervosas entre outros. Assim sendo, a solução adequada para o descarte de eletrônico é a logística reversa, processo que consiste na coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento dos materiais.

Nos pontos de coleta é permitido o descarte de computadores, notebooks, monitores, celulares, aparelhos telefônicos, placas de circuito, televisores, impressoras, baterias e pilhas e aparelhos de DVDs e CDs. Não são aceitos entre os aparelhos coletados refrigeradores, fogões, ventiladores, micro-ondas e demais eletrodomésticos. Após a coleta, esses materiais são triados pela Ecotronics e desmontados para serem encaminhados para centros especiais para sua reutilização como matéria-prima. A empresa informa que por conta de sua política de segurança de informação é feita a destruição física de HDs, pendrives e cartões de memória.

Foto: Divulgação/PMI

Postos de coleta

Para descartarem eletrônicos e baterias de forma correta os cidadãos podem levá-los aos seis postos disponibilizados pela Prefeitura:
Eletrônica Rasmussen – Rua Benjamin Constant, 177 – Centro, telefone 4534-0779
ETEC ‘Rosa Perrone Scavone’ – Rua José Paulo Andrade, 66 – Vila Belém, telefone 4538-1493
Universidade São Francisco – Avenida Senador Lacerda Franco, 360, telefone 4534-8000
Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’ – Avenida Luciano Consoline, 600, em prédio anexo próximo ao setor de Licitações, telefone 3183-0635
Parque Luís Latorre – Avenida Guerino Grisotti, 1.625 – Jardim Arizona, telefone 4594-9243

Empresas que possuam quantidades de aparelhos superiores à capacidade dos coletores pode agendar a coleta diretamente com a empresa, por meio dos telefones (11) 2449-1952 ou 2449-1967.

Da Redação – Fotos: Divulgação/PMI