Prefeitura anuncia mutirão para 1,4 mil exames de ressonância magnética
A Prefeitura de Itatiba anunciou a nova etapa do programa Inova Saúde na última quarta-feira, 8. Em entrevista na sede da Administração, o prefeito Thomás Capeletto, acompanhado do secretário de Saúde, dr. Renan Dias Irabi, informou que serão realizados 1,4 mil exames de ressonância magnética em mais um mutirão, atendendo a pacientes que aguardam a realização desse procedimento há bastante tempo. O investimento, de R$ 320 mil, é todo da Prefeitura.
De acordo com o prefeito, os exames começam a ser realizados nesta segunda-feira, 13, e prosseguem pelos próximos três meses. “Em saúde, a gente nunca pode falar que zera a fila, mas vamos reduzir de forma drástica essa fila”, ressaltou Thomás.
“Neste pós-pandemia, vimos a quantidade de exames que ficaram represados e a demanda da ressonância ser muito alta. Por isso, decidimos por este mutirão de 1.400 exames nos próximos três meses para reduzir de forma drástica essa fila”, anunciou o prefeito Thomás,
A prefeitura já iniciou os contatos com aqueles que estão na fila de espera para a ressonância magnética. Caso alguém que esteja aguardando tenha mudado o número de telefone, deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde (4524-0934).
Este é o segundo mutirão de ressonância magnética. No ano passado, foram realizados 750 exames deste tipo. A atual administração também já promoveu mutirões de aparelhos auditivos, em parceria com a Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, de Jundiaí, beneficiando 360 pessoas; de cirurgias pediátricas, atendendo a 350 crianças e adolescentes de 15 anos, em um convênio inédito com o Grupo de Defesa da Criança com Câncer (Grendacc); e para a realização de mais de 750 cirurgias de catarata, em parceria com o Instituto Suel Abujamra.
“A gente avalia a demanda e busca recursos a fim de fazer mais mutirões, para diminuir ao máximo as filas”, pontuou o secretário de Saúde.
Unidades avançadas
O Inova Saúde, que conta com investimento municipal de mais de R$ 11 milhões, além dos mutirões, também prevê requalificação física dos espaços, transformação tecnológica e atendimento de excelência. Destaque para as unidades avançadas que irão atender a dois grandes bairros de Itatiba: San Francisco e Cecap. Dr. Renan explicou que serão unidades mistas, funcionando como unidade básica de saúde e pronto atendimento para casos de baixa complexidade, “o que irá facilitar a vida dos moradores, que não precisarão se deslocar à UPA ou Santa Casa”, enfatizou o secretário. O prefeito Thomás acredita que as unidades devem ficar prontas ainda neste ano.
Dr. Renan também citou que em breve será lançada a iniciativa Amigo da Saúde, para feedback em tempo real aos pacientes que frequentam as unidades de saúde; e a criação de um centro de curativo – um polo dedicado a curativos especiais, que irá atender a pessoas que sofrem com lesões há bastante tempo. De acordo com o secretário, o local deve estar funcionando até o final do ano.
“A Secretaria de Saúde já realiza cerca de 200 ressonâncias por mês. Essa é uma média que, inclusive, está acima do que temos em nossa região em outros municípios. Mesmo assim, observamos esta demanda aumentada, gerando uma certa fila. Então, dedicamos agora recursos próprios, advindos exclusivamente do município, para executar nesses próximos três meses as 1.400 ressonâncias”, declarou o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi.
Por Cristian Andrade/Especial para o Itatiba Hoje – Fotos: Divulgação/PMI