Volta aos estudos melhora autoestima das mulheres, diz coordenadora do EJA
A Prefeitura de Itatiba promoveu na última quarta-feira, 8, uma homenagem às servidoras em função do Dia Internacional da Mulher. Uma das homenageadas foi Rosângela Fumachi, que atua desde 1999 como coordenadora e assessora pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Itatiba.

Em conversa com a reportagem do Itatiba Hoje, Rosângela falou sobre a mudança na autoestima das mulheres ao ingressarem na EJA. “Nos deparamos com mulheres que chegam para o estudo de cabeça baixa, todas com aquele medo de estar voltando (…) e de repente você vê a mudança no comportamento delas, mudança como pessoa, como mulher, em suas essências”. “E elas levam isso para a vida delas, que além de todo o conhecimento de vida, agora contam com o conhecimento pedagógico”.
Há 24 anos no ensino de Itatiba, a coordenadora da EJA ressaltou a importância das mulheres com quem atuou ao longo desses anos. “A importância é muito grande das mulheres na educação, que, com um carinho e olhar especiais, formam novos cidadãos e cidadãs, sejam crianças, jovens ou adultos, para o trabalho e para a vida”.
Sobre a homenagem feita pela Prefeitura, Rosângela disse que é um reconhecimento a todas as servidoras. “Proporcionar isso para nós, funcionárias, é algo maravilhoso, nós nos sentimos reconhecidas, com a certeza de que estamos fazendo algo para a cidade, principalmente para as mulheres”.
Para finalizar, deixou uma mensagem de incentivo a todas as mulheres. “Mulheres, nós somos os botões que estamos recebendo hoje, que eles abram, e que a partir disso vocês sejam reconhecidas, homenageadas, se sintam mulheres, não desistam jamais, ocupem seus lugares e sejam maravilhosas”.
Por Cristian Andrade/Especial para o Itatiba Hoje – Foto: Divulgação