Buracos em vias e estradas de Itatiba são assunto principal em sessão da Câmara
Na última quarta-feira, dia 15, os vereadores se reuniram para discutir diversos temas importantes para a população itatibense. O Itatiba Hoje acompanhou a sessão e traz aqui, para você leitor, as pautas de maior relevância.
Buracos nas ruas
Esse foi o assunto com maior número de requerimentos relacionados na última sessão. Isso porque os vereadores receberam diversos relatos de itatibenses dando conta de vias esburacadas em toda a extensão do município.
Na tentativa de encontrar uma solução para este problema, o vereador Fernando Soares (PSDB) protocolou requerimento para que a Prefeitura considere contratar uma empresa terceirizada para realizar ações “tapa buracos” e, assim, conseguir atender todo o município.
Já o vereador Igor Húngaro (PDT), mesmo achando muito boa a ação de Fernando Soares, levantou alguns pontos importantes com relação ao tema. “Entendo a boa vontade do colega vereador, mas isso [a resolução] cabe ao executivo. Temos um grande orçamento em caixa, [então] agora é hora de solucionar os problemas”.
A sugestão é de que haja uma política permanente de ações “tapa buracos”, como já foi indicado em sessões anteriores. De acordo com o vereador, toda semana há requerimentos para tapar buracos, mas enquanto a atenção for apenas pontual, o problema continuará.
Além das ruas, os vereadores externaram sua preocupação com o estado das estradas que passam pelo município, principalmente a Engenheiro Constâncio Cintra, que apresenta muitos buracos e bolsões de água em dias de chuva devido ao mau escoamento. Protocolaram requerimento para que a concessionária Rota das Bandeiras tome providências.
Uniformes
Outro tema que foi motivo de declarações mais enfáticas foi o atraso na entrega dos uniformes escolares pelo terceiro ano consecutivo. Aliás, o Itatiba Hoje também recebeu reclamações sobre o assunto (confira nosso Boca a Boca na página 2).
O requerimento sobre o assunto foi protocolado pelo vereador Igor, que falou em plenário. “
“Terceiro ano de mandato e não conseguiu entregar o uniforme escolar nenhuma vez dentro do prazo. Agora, cadê os uniformes? Você pensa: tem dinheiro? Tem. Tem recurso para entregar os uniformes? Tem. Então por que não entrega? Das duas, uma: ou é falta de competência ou é falta de vontade política, porque não tem outra opção”, externou Igor.
“Além disso, no ano passado, quando entregou, os tamanhos estavam todos errados. É muita incompetência. Prefeito, converse com seu secretariado, com seus técnicos – que existem técnicos muito bons – e não passe mais vergonha. Entregue direito, porque dinheiro tem, tá faltando competência”, concluiu em fala breve.
Dia da Cãominhada
Voltou à pauta, em segundo turno, o PL 148/2022, dos vereadores Fernando Soares (PSDB) e José Roberto Feitosa (União Brasil). A matéria institui, no âmbito do município, o “Dia da Cãominhada”.
O “Dia da Cãominhada” será comemorado, anualmente, na semana do dia 04 de outubro, preferencialmente. O planejamento, a regulamentação e a execução do evento ficarão a cargo do Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, juntamente com ONG’s que atuam na assistência aos animais carentes do município, sem prejuízo da participação de empresas patrocinadoras.
O projeto foi aprovado pelos presentes e segue, agora, para sanção do Executivo.
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Amanda Vedovello/CMI