Vendas e pós-vendas: a chave para o sucesso empresarial e profissional
Nesta edição, gostaria de abordar um tema de extrema relevância para a maioria das empresas: vendas e pós-vendas. Mesmo atuando há mais de 25 anos no mercado imobiliário, com um histórico de mais de 5.000 negócios mediados, entre lançamentos e vendas de imóveis na planta, loteamentos, e venda de imóveis de terceiros, é importante destacar a importância dessas áreas para o sucesso empresarial e profissional.
Diariamente, nos deparamos com reclamações nas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre o atendimento comercial, seja presencial ou digital. Muitas vezes, a origem desses problemas está na falta de treinamento adequado, o que resulta em ausência de argumentos e, consequentemente, de vendas. As vendas são o coração da empresa, pois sem elas não há receita e, sem dinheiro, não há empresa.
Infelizmente, muitos empresários parecem sofrer de “miopia gerencial”, não percebendo que quanto mais treinarem seus colaboradores, mais vendas serão realizadas. É importante diferenciar treinamento de motivação: treinar é mostrar ao vendedor ou vendedora como fazer, enquanto motivar é despertar neles a vontade de fazer.
Quanto ao pós-venda, considero-o uma ação ainda mais relevante e importante do que a própria venda. Um atendimento de pós-venda realizado com celeridade e excelência, seja para instruir ou solucionar problemas dos clientes, gera uma satisfação tão grande que resulta em indicações de novos clientes. Mesmo com toda a tecnologia e velocidade das informações, o famoso “boca-a-boca” ainda é a melhor ou poderá ser a pior “propaganda” para uma empresa.
Por fim, é importante ressaltar que o processo de venda é apenas uma parte da empresa. Cada departamento deve ser eficiente, afinal, todos fazem parte do resultado final. Dependendo de como essa engrenagem “gira”, o negócio pode ser coroado de sucesso ou fracasso.
Convido você a observar todos os departamentos de sua empresa e analisar o perfil de cada colaborador. Eles são “talento ou ta lentos”? Essas considerações se aplicam tanto à iniciativa privada quanto à pública.
Preserve os dois maiores ativos da sua empresa: Colaboradores motivados, comprometidos, competentes naquilo que estudaram e se propuseram a fazer, e de maneira muito especial, seus clientes.
*Fernando Perobelli é bacharel em Direito pela Universidade São Francisco, especialista em Direito Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas e consultor imobiliário há 25 anos. Atualmente, é sócio – proprietário da Perobelli negócios imobiliários.
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Por Fernando Perobelli – Fotos: Divulgação