CidadePolíticaSaúde

Vereadores de Itatiba aprovam projeto de estacionamento exclusivo para pessoas com autismo

Proposta foi votada na sessão de quarta-feira e aprovado por unanimidade em 1º turno

Foi realizada na quarta-feira (02) a 119ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itatiba. Em pauta, um projeto de lei tramitou em primeiro turno de discussão e votação.

O único projeto que entrou na pauta, em primeiro turno de discussão e votação, foi o PL 50/2023, do vereador David Bueno (Solidariedade). A matéria objetiva assegurar que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham acesso a vagas exclusivas de estacionamento em prédios públicos municipais e áreas com estacionamento rotativo (Zona Azul). Para garantir a identificação das vagas, será obrigatória a sinalização por meio de placas e marcações contendo o Símbolo Mundial de Conscientização do Autismo.

Foto: Augusto Schiosi/CMI

Para usar essas vagas, os veículos precisarão mostrar, de acordo com as regras definidas pelo Executivo, que estão transportando alguém com Transtorno do Espectro Autista. Isso garantirá o direito ao uso das vagas específicas, conforme estipulado na legislação.

O projeto foi aprovado por unanimidade e retorna na próxima Sessão para votação em segundo turno.

Foto: Augusto Schiosi/CMI

Expediente

Durante o horário destinado à apreciação de proposituras, os vereadores aprovaram, ainda, requerimentos direcionados a diversos órgãos (253 a 261; 263 a 267; 269 a 272/2023): TCI, DER, CPFL, Ilumina Itatiba, Prefeitura e Deputado Estadual Edmir Chedid. Receberam encaminhamento indicações à Municipalidade (1472 a 1493/2023). Por fim, foram aprovadas moções (119 a 124/2023).

Da Redação – Fotos: Augusto Schiosi/CMI