Cidade

Prefeitura entrega Casa da Juventude que vai abrir espaços para o jovem crescer em Itatiba

Um espaço pensado para abrir portas aos jovens. Esta pode ser uma das definições para a Casa da Juventude, entregue pela Prefeitura de Itatiba na terça-feira, 22. O local, na Rua Nair Godoy Aranha de Lima, 820, no bairro Terra Nova, era uma quadra de esportes em situação precária no fundo de um barranco, cercada por mato. No prédio construído no terreno há um grande espaço de convívio, mesa compartilhada equipada com computadores, e outras quatro salas, banheiros – incluindo para PcD. A pintura foi por meio da Secretaria de Esportes, através do Programa Empresa Amiga do Esporte e do Lazer, que tem como apoiadora nesta ação a Amarelinha Tintas.

Foto: Cid Barboza

A revitalização contou com investimento de R$ 1,15 milhão, sendo R$ 790 mil provenientes de convênio com o Governo do Estado de São Paulo e o restante do cofre da Prefeitura. O projeto é o uso infanto-juvenil em atividades esportivas e orientação para ingresso no mercado de trabalho.

A Casa da Juventude recebeu o nome de Antonio Augusto de Castro Junior, conhecido popularmente como Castrinho, que morreu vítima da Covid-19.

No discurso de entrega das instalações, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira (PSDB) advertiu que a cidade precisa suprir a demanda de mão de obra que vem numa crescente e olhar para os jovens que precisam entender os mecanismos que movem as cada vez mais complexas relações entre empresas e trabalhadores. Para isso o poder público tem de enxergar possibilidades e trabalhar pela inserção.

As obras da Casa da Juventude começaram em janeiro do ano passado e agora que a parte física está pronta é a vez de definir os projetos, conteúdos e parcerias a serem implemntados. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun, explicou que sua pasta foi responsável pela obra e que a gestão será da Secretaria de Educação, hoje comandada por Sueli Tuon. “Os nossos jovens serão convidados a participar de todos os eventos que acontecerão aqui para mostrar seu potencial, para que façam o melhor e para ressignificar o nome do homenageado Castrinho, com movimento no local de segunda a sábado”, disse a secretária.

Foto: Cid Barboza

Homenagem merecida

Os discursos em homenagem a Castrinho tiveram início com a esposa Giovana Baladi e Castro, 50. Muito emocionada, destacou o bom humor e o respeito que o marido tinha pelas pessoas. “Ele era tudo. Não gostava dele só quando ele não estava ao meu lado”, resumiu em conversa com o Itatiba Hoje. “Foi um relacionamento intenso e maravilhoso que durou apenas um ano”.

Antonio Augusto de Castro, 72, estava bastante comovido com a homenagem. “Meu filho partiu aos 41 anos, no dia 31 de maio de 2021. Ficou hospitalizado 10 dias. Era um companheiro maravilhoso. Desde os 15 anos trabalhava na loja de carros da família. Adorava pescaria. Faz muita falta”.

Praticamente todos os presentes ligados à Prefeitura tinham uma história boa para contar e destacaram o empreendedorismo de Castrinho. O prefeito disse que a escolha do nome do amigo de infância para a Casa da Juventude perpetua um exemplo a ser seguido.

Foto: Cid Barboza

Desafios

Conciliar atividades esportivas com formação de lideranças jovens e atividades culturais e de inserção no mercado de trabalho requer um bom planejamento que está em execução. Já se sabe que os cursos e outras atividades vão acontecer nos horários de contra turno para não afetar a presença nas aulas das escolas no entorno, a saber: Emebs Profa. Maria Mercedes de Araújo (Cruzeiro), Profa. Guiomar Almeida Ciarbello e Profa. Marina Araújo Pires (Jardim das Nações), e Philomena Salvia Zupardo (NR Afonso Zupardo).

As quadras vão receber jogos escolares. O uso da quadra e materiais esportivos estão à disposição da comunidade mediante agendamento feito pessoalmente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3183-0678, da Secretaria de Educação.

Aos jovens que acompanharam a entrega do espaço, alguns apresentando um show de música e dança, fica a fala do vereador Dr. Ulisses, que representou a Câmara Municipal. “Moçada, o espaço é para vocês”.

Por Cid Barboza – Fotos: Cid Barboza