FOCOnaPOLÍTICA#89
Contra o empréstimo
Apenas dois vereadores votaram contra o pedido de empréstimo de R$ 50 milhões da Prefeitura de Itatiba junto à Caixa Econômica Federal. Igor Hungaro (PDT) apontou falta de transparência sobre como e onde o dinheiro será investido e que o projeto de lei foi protocolado apenas 24 horas antes da votação em duas sessões no dia 30 de agosto, quando a matéria foi aprovada. Reclama que o assunto deveria ter passado pelas comissões devidas, não informa a taxa de juros e nem apresentou o impacto financeiro nas contas do município. “Quem tem maioria atropela o processo legislativo”, sentencia.
Mais informações
Também da oposição pedetista, Luciana Bernardo diz não ser contra o empréstimo, mas considera que haveria necessidade de mais informações para os vereadores. “Recentemente aprovamos outro empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, de R$ 90 milhões. Temos obrigação de fiscalizar a dívida pública, mas fica difícil quando chegam projetos com informações genéricas, como ‘custear gastos de infraestrutura’. Tenho formação de Administradora de Empresa pela Universidade São Francisco, entendo a necessidade do prefeito de buscar recursos, mas está faltando transparência, finaliza.
Revezamento
Está de volta ao plenário, o vereador Galo Herculano (Cidadania). Ele ficou afastado por 15 dias por conta de uma cirurgia para receber oito implantes dentários. Nesse período assumiu o suplente Paulo Bozzi. “E eleição não se vence sozinho. Tenho um compromisso de me afastar 15 dias, duas vezes por ano, para o Paulo assumir. Aí aproveito para resolver questões pessoais que demandam um tempo que não disponho no exercício do mandato” revela Galo Herculano.
Espaços públicos
Pela primeira vez, foi submetido ao Plenário o PL 78/2023, de autoria do Executivo, que objetiva homenagear a senhora Ivonne Sesti Delforno, dando seu nome a uma área pública localizada entre a Rua Francisco José de França e a Avenida Luciano Consoline. Dessa forma, o trecho mencionado será denominado “Avenida Ivonne Sesti Delforno.”
Também em primeiro turno, tramitou o PL 81/2023, do Executivo, que propõe a denominação do espaço público esportivo adjacente ao Ginásio de Esportes “José Boava” como “Espaço Esportivo Jonathan Tescarollo de Lucca”, em homenagem a esse esportista reconhecido em Itatiba por suas conquistas no handebol e sua representação da cidade em diversas competições.
Ambos os projetos foram aprovados por todos os vereadores presentes e retornam na próxima Sessão para votação em segunda discussão e votação.
Colaborou: Cid Barboza
Acompanhe: Instagram #foconapolitica ou também pelo WhatsApp: (11) 98918-2542