Conselheiros tutelares de Itatiba são empossados para mandato 2024-2028
Cinco membros titulares e cinco suplentes tomaram posse na manhã desta quarta (10/01) no auditório da Prefeitura
O Auditório do Centro Administrativo Pref. Ettore Consoline, sede da Prefeitura de Itatiba, foi o local da posse dos conselheiros tutelares para o mandato de janeiro de 2024 a janeiro de 2028. A cerimônia foi na manhã desta quarta-feira (10/01).
Com a presença do prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, secretários e autoridades municipais, foram empossados os dez eleitos – cinco titulares e cinco suplentes (confira a lista de nomes completa abaixo), prestigiados por familiares e amigos.
“Parabenizo os conselheiros eleitos pela eleição, que foi muito concorrida. Temos esta responsabilidade em conjunto – poder público e judiciário – para identificar os problemas e solucionar antes que se tornem maiores, pois podem ser melhor resolvidos se for no começo. Por nós passa o futuro: as crianças de hoje que vão tomar conta da sociedade amanhã. Com um trabalho bem-feito em conjunto teremos a certeza de uma sociedade melhor”, frisou o prefeito Thomás.
“Tivemos muitos avanços no Conselho Tutelar, que hoje tem sede própria. A equipe que toma posse é experiente e tem tudo para cuidar muito bem dos direitos das nossas crianças”, disse Mauro Delforno, vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, que também já atuou como conselheiro tutelar.
Direto da criança e do adolescente
O órgão, eleito pela sociedade, zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. A 8ª eleição do Conselho Tutelar de Itatiba foi realizada em 1º/10/2023, na Universidade São Francisco. Dentre as atribuições do Conselho estão: atender crianças e adolescentes ameaçados e/ou violados em seus direitos, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar os pais/responsáveis e encaminhar à autoridade judiciária casos de sua competência.
“As pessoas confiaram em nós e este é o primeiro dia de quatro anos para fazer um excelente trabalho. Desejo sabedoria, respeito pelo ECA, paz, harmonia e trabalho em conjunto com a rede de atendimento. Também agradeço colegiados anteriores que lutaram naquela época e hoje colhemos frutos”, declarou a presidente do Conselho Tutelar, Ana Paula Aparecida da Silva, representando os conselheiros eleitos.
“Aproveito para estender agradecimentos a todos que colaboraram, incluindo Cartório Eleitoral e Ministério Público, que fiscalizou o dia e a apuração. Que todos possam trabalhar com ética e muita coragem” disse Fernando Balberde Lucio, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itatiba (CMDCA).
“Estamos melhorando o processo de escolha a cada ano, como a urna eletrônica nesta eleição, que é um grande avanço para o município”, ressaltou Lurdes Muller, integrante do CMDCA, homenageada pelo prefeito Thomás pelo engajamento neste Conselho ao longo dos anos.
“A população deposita confiança em vocês e foi até as urnas fazer a escolha. O Conselho é uma extensão do trabalho dos vereadores, também escolhidos pela população. A importância dessa parceria é para fazer valer os direitos das crianças e adolescentes”, comentou o vereador Washington Bortolossi, representando a Câmara de Itatiba.
Como contatar
O Conselho Tutelar fica à Rua Eugenio Joli – 21, Vila Cruzeiro, e atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelos 4524-7684, 4538-5030 e e-mail conselhotutelar@
Conselho Tutelar 2024-2028
Membros titulares
- Ana Paula Aparecida da Silva
- Gabriela Machado
- Henry Wellington Bortolossi
- Ricardo Augusto Cartier
- Rosangela Marques de Moraes Barros
Suplentes
- Daniel da Cruz Rosa
- Genilza Pereira dos Santos
- Lais da Silva Fleury
- Miriam Leão da Silva Batista
- Silvia da Silva Teodoro
Por Prefeitura de Itatiba – Foto: Priscilla Ferracini/PMI