CidadeSaúde

Centro de Contingência contra dengue de Itatiba inicia segunda semana no Jd. Virgínia

Atendimento é das 7h às 19h, para adultos e crianças a partir dos 12 anos

O Centro de Contingência Contra Dengue (CCD) da Prefeitura de Itatiba tem registrado uma média de 120 atendimentos por dia nesta semana. Desde segunda-feira (08/04), o local tem novo endereço: o PSF Alfredo Vaz Pedroso, na Rua Eugenio Ulhano – 621, no Jardim Virgínia. Isso porque entre segunda e quinta (11), foram 486 pessoas atendidas. Este número se soma aos mais de 1,1 mil pacientes nas seis semanas em que o CCD esteve operando no Ambulatório Central de Especialidades – ACE/SUS.

Mais de 480 pessoas passaram pelo novo Centro de Contingência contra Dengue nos primeiros quatro dias em novo endereço, no PSF do Jardim Virgínia. Foto: Mari Carla Giro/PMI

Podem receber o atendimento no CCD desde crianças a partir dos 12 anos até adultos. A oferta do serviço foi ampliada, sendo das 7h às 19h; ou seja, “das 7 às 7”, de segunda a sexta-feira para pessoas com sintomas de dengue.

O local opera com 12 cadeiras de hidratação, àqueles que precisam de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora a sala de triagem e dois consultórios médicos. Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue.

Transporte na UPA

Desde a mudança no novo endereço, uma van da Prefeitura de Itatiba transporta pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Antonio Carlos Bedani – Garrincha para o novo Centro e vice-versa, se for necessário um cuidado ainda maior. Isso porque a unidade do Virgínia é a mais próxima da UPA, que tem atendido grande volume de pessoas com sintomas de dengue.

Tratamento rápido

O objetivo do CCD é oferecer tratamento mais rapidamente aos casos suspeitos ou já confirmados de dengue, com médicos e profissionais de enfermagem. Diante do aumento do número de casos, assim como registrado em todo o país, caracterizando a epidemia, a Secretaria de Saúde buscou novo endereço para ampliar este atendimento a pessoas com sintomas da doença.

Os principais são: febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral. Ao sentir esses sintomas, procure atendimento médico. Não faça uso de medicamentos sem indicação.

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou uma página exclusiva sobre a dengue: https://itatiba.sp.gov.br/dengue. As informações sobre casos da doença na cidade em 2024 podem ser acompanhadas no portal estadual Dengue SP: https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue.

Por Prefeitura de Itatiba – Foto: Mari Carla Giro/PMI