Em parceria com iniciativa privada, prefeitura começa a criação da Cidade das Crianças
Área tem 10 mil metros quadrados para o espaço de diversão e convívio familiar
A Cidade das Crianças de Itatiba vai se tornar uma realidade ainda neste semestre. O projeto foi anunciado em dezembro do ano passado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira. Na manhã de quinta-feira, 18, a parceria com a empresa Fibra Experts foi oficializada durante cerimônia no Parque Luís Latorre, popularmente conhecido como Parque da Juventude, no Jardim Arizona, onde a nova área de lazer será implantada.
Uma área de 10 mil metros quadrados foi destinada para o espaço de diversão e convívio familiar. O investimento é de R$ 1,2 milhão, totalmente coberto pela Fibra Experts como contrapartida à cidade pelo empreendimento imobiliário Villaggio Bellano. À prefeitura coube apenas a concessão do terreno.
Sonho em construção
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira lembrou que a ideia de implantação da Cidade das Crianças surgiu durante a fase de confinamento por causa da pandemia de covid-19 em conversas com a primeira-dama Barbara Zaratini, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, Eduardo Aoun, o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, e outros integrantes da equipe de governo.
Mais tarde, conheceu num evento a presidente do conselho de administração da Fibra Experts, Monica Vidiz, e soube que ela trabalhou no projeto Mundo das Crianças, da cidade de Jundiaí, reconhecido como um grande sucesso, de reconhecimento nacional. O prefeito a convidou para participar do desenvolvimento da Cidade das Crianças e foi atendido.
“É um parque por onde passam 5 mil, 6 mil pessoas aos finais de semana. Cabe mais um espaço para a família, as crianças que devem ser estimuladas a ficar menos tempo em celulares, tablets e equipamentos similares. Vai ficar um legado”, afirmou o prefeito.
O secretário Luís Soares de Camargo demonstra entusiasmo com a novidade e recorre à imagem do sonho realizado. “Colocar mais equipamentos no Parque da Juventude é fundamental. O parque é o grande “point” da população de Itatiba e aproveito para pedir à Fibra Experts que agregue ao projeto a Avenida das Crianças ligando uma área com brinquedos infláveis ao espaço específico da Cidade das Crianças”. O pedido surpreendeu, mas parece que será atendido.
Perspectiva de expansão
Existe a possibilidade de expansão do projeto no futuro. Segundo o secretário Eduardo Aoun, a parceria coloca em andamento a primeira fase e futuramente outras demandas que esse tipo de serviço gera deverão ser observadas e atendidas. “O prefeito fez um pedido muito claro para que houvesse a destinação de recursos obtidos no sistema de contrapartidas do setor privado em projetos voltados às crianças da cidade. Estamos colocando em prática”.
Prazo de entrega
Stefan Riess, diretor de urbanismo da Fibra Experts, a Cidade das Crianças será entregue até o final de junho, para a Festa de São Pedro que vai ser realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho, segundo adiantou o secretário de Cultura e Turismo. Tradicionalmente a Festa de São João acontece no começo do mês e esta será a primeira celebração na data real, que é 29 de Junho.
“Toda a parte civil, de infraesttutura, de mobiliário, demandam um investimento de R$ 1,2 milhão. A Cidade das Crianças será instalada no gramado ao lado do palco de concreto. Haverá três praças temáticas: a Praça da Água, com fonte interativa de jatos de água; a Praça dos Sentidos, inspirada nos parques naturalizados, que estimulam brincadeiras aproveitando as características dos terrenos e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas; e a Praça das Cores, com brinquedos para diferentes idades – alguns deles, interativos”, adianta Stefan. As obras começam na segunda-feira, 22.
O espaço também vai oferecer áreas de convívio com bancos, espreguiçadeiras, sombreadas e bebedouros. A empresa tem espaços nessa linha em seus empreendimentos imobiliários na cidade, como o Reserva Bellano e agora o Villaggio Bellano.
Por Cid Barboza – Fotos: Cid Barboza/Itatiba Hoje e Divulgação/PMI