CidadeSaúde

Vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue está com agendamento completo em Itatiba

Saúde vai vacinar até este sábado, 20/04. Novo agendamento – para vacinas que seriam destinadas a faltosos – deve ser aberto na próxima semana

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, fechou na terça-feira, 16/04, o agendamento da vacinação de dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Isso porque já chegou ao limite das doses que o Ministério da Saúde enviou para cidade na última semana: 1.928.

Segundo o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, ao final da aplicação agendada neste sábado, 20/04, uma nova agenda será aberta na próxima semana para redisponibilizar as doses daqueles que não comparecerem ao seu horário previamente agendado. “São as doses de quem agenda e não vem tomar. Já tem alguns casos, mas são bem poucos. De qualquer forma, elas voltarão a ser oferecidas por meio de agendamento”, explica.

A vacina contra a dengue é subcutânea e tem duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda aplicação para completar o esquema vacinal. Ao tomar a primeira dose, a criança/adolescente já sairá com a data do retorno agendada.

Lucas Eddo, de 14 anos, toma vacina contra a dengue no posto do Jardim Ipê. Com agendamento completo, chance de se vacinar agora depende de faltosos. Foto: Divulgação/PMI

Iniciada no dia 10 de abril em Itatiba, a vacinação contra a dengue está imunizando crianças e jovens entre 10 e 14 anos neste momento. De acordo com nota técnica recebida pela Secretaria de Saúde itatibense, a escolha desse público é federal e diretrizes do Programa Nacional de Imunizações – PNI.

Essa estratégia de vacinação contra a dengue, bem como a distribuição das doses da vacina e público-alvo está seguindo as orientações do Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue 2024, além de notas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde, que diz ainda ter número limitado de doses disponíveis no momento.

Ainda segundo o secretário de Saúde, a colaboração da população é o método mais eficaz de combate à dengue. “A gente sempre fala também das outras questões, de evitar ter água parada em casa. Então se todo mundo parar aí pelo menos uma vez na semana, gastar dez minutinhos, e procurar possíveis focos criadores dentro de casa [já ajuda], porque a gente sabe que oitenta por cento dos criadores estão dentro dos domicílios e lá a gente não consegue chegar”, concluiu.

Foto: Mari Carla Giro/PMI

Nebulização em bairros

A Prefeitura de Itatiba iniciou na última segunda-feira, 15, a nebulização – aplicação de inseticida por meio de névoa – em três novos bairros: Jardim Santa Filomena e os Núcleos Residenciais Pref. Erasmo Crispim e Afonso Zupardo.

A ação priorizou ruas onde há casos confirmados ou suspeitos de dengue, segundo comunicado aos moradores emitido pelo setor de Vigilâncias em Saúde (conhecida como Vigilância Sanitária), que define as estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti com base em parâmetros técnicos junto a órgãos estaduais.

Centro de Contingência segue

Para quem está com sintomas ou suspeita de dengue, a Prefeitura de Itatiba segue disponibilizando o Centro de Contingência Contra Dengue (CCD). Localizado em novo endereço: o PSF Alfredo Vaz Pedroso, na Rua Eugenio Ulhano – 621, no Jardim Virgínia, desde a última semana, nos cinco primeiros dias, foram atendidas 580 pessoas. Este número se soma aos mais de 1,1 mil pacientes nas seis semanas em que o CCD esteve operando no Ambulatório Central de Especialidades – ACE/SUS.

Podem receber o atendimento no CCD desde crianças a partir dos 12 anos até adultos. A oferta do serviço foi ampliada, sendo das 7h às 19h; ou seja, “das 7 às 7”, de segunda a sexta-feira para pessoas com sintomas de dengue.

O local opera com 12 cadeiras de hidratação, àqueles que precisam de soro, além de sala de medicação rápida e de coleta de sorologia, fora a sala de triagem e dois consultórios médicos. Quem é atendido no Centro de Contingência, também conta com o funcionamento diário da farmácia, durante oito horas, para retirada gratuita de medicamentos que atenuam os sintomas da dengue. Os principais são: febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite, náuseas, manchas vermelhas no corpo e mal-estar geral.

Casos atualizados

Itatiba contabiliza hoje 1.916 casos confirmados de dengue, um óbito pela doença neste ano de 2024 (de um homem de 75 anos) e está com duas mortes suspeitas em investigação, aguardando resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz. Os dados atualizados sobre casos da doença na cidade neste ano de 2024 são enviados pelo município e abastecem o sistema estadual, e podem ser acompanhados no portal estadual Dengue SP https://dengue.saude.sp.gov.br/dengue/

Para ajudar no combate à doença, a Prefeitura de Itatiba disponibilizou também uma página exclusiva sobre a dengue, que reúne informações sobre a doença bem como ações e serviços de combate: https://itatiba.sp.gov.br/dengue

Da Redação – Fotos: Divulgação/PMI e Mari Carla Giro/PMI