Educação de Itatiba entrega ampliação e reforma de 11 escolas e Centros de Educação Infantil
Conjunto de melhorias engloba ainda a revitalização do Centro de Educação Ambiental (CEAI)
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na quinta-feira (09/05) a entrega à população de ampliações e reformas em 11 escolas e Cemei’s municipais, neste e no próximo mês. Além delas, também será entregue reformado e ampliado o Centro de Educação Ambiental de Itatiba (CEAI).
A primeira entrega aconteceu com a reforma e ampliação do Cemei Francisca de Castro Camargo, localizado na avenida Vicente Catalani, 1555, no Jardim das Nações – local do antigo posto de saúde. “É um pacote expressivo de melhorias em prédios escolares que precisavam de adaptações, melhorias e também – principalmente – de ampliações, para atender melhor a demanda de alunos de nossa cidade, que é crescente”, diz o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
De acordo com a secretária-adjunta de Educação, Rosângela Lima, o prédio está totalmente reformado e teve salas de aula ampliadas: serão três novas salas. Já na parte da reforma, estão totalmente renovadas a cozinha, o refeitório e ainda as salas de secretaria, diretoria e de coordenação. O Cemei terá ainda novo mobiliário infantil. São atendidas lá hoje 180 crianças, na faixa de 0 a 3 anos de idade.
Urbana e Rural
No decorrer da semana estão previstas mais duas entregas da Educação: as revitalizações da Emeb Profa. Maria Aparecida Tomazini, localizada na Estrada Municipal Brasílio Franciscon, bairro Morro Azul, a ser feita na quinta (16/05), às 10h e, no dia seguinte (17/05), também às 10h, da Emeb Sebastião de Camargo Pires, na rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, no Bairro dos Pires.
Os Cemei’s são os Centros Municipais de Educação Infantil e Emebs, escolas municipais de Educação Básica, e 11 deles passam por melhorias até junho. Há tanto eventos programados para a área urbana, quanto rural.
3ª Melhor Educação
A educação municipal em Itatiba tem ampla procura e cobertura, refletida pela sua notável qualidade de ensino. O mais recente Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado no segundo semestre de 2023, traz a cidade no importante 3o. Melhor lugar na qualidade de ensino de todo o país, ficando atrás apenas de Sobral (CE) e São Caetano do Sul (SP).
Essa pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022. Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal, analisando, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico.
Da Redação – Fotos: Divulgação-Educação/PMI