CidadePolítica

Vereadora itatibense representa a cidade na 25ª edição da Marcha à Brasília em defesa dos municípios

Luciana Bernardo participou de painel sobre os desafios das mulheres na política

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realizou, entre os dias 20 e 23 de maio, a 25ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Segundo a CNM, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores. Este ano, o encontro teve como tema “Pacto Federativo: Um Olhar para a População Desprotegida”, abordando questões importantes para o desenvolvimento e a administração pública dos municípios.

Foto: Divulgação

A vereadora Luciana Bernardo (PDT) representou a Câmara Municipal de Itatiba no evento como palestrante. Entre os cinco mil municípios brasileiros, a vereadora foi uma das cinco mulheres escolhidas pela CNM para o painel. Com o tema ‘Os desafios da mulher na política’ a vereadora itatibense dividiu a palavra com a mediadora: Tania Ziulkoski, presidente do Movimento Mulheres Municipalistas; Selma Bastos, ex-prefeita do município de Goiás/GO; Gisele Tonchins, vice-presidente da CNM e ex prefeita do município de Lurdes/SP; Milena Anderssen Lopes, prefeita do município de Vargem/SC e Bianca Bertamoni, vice prefeita do município de Dionísio Cerqueira/SC.

Foto: Divulgação

“Foi uma importante troca de experiências entre as gestoras e ex gestoras onde compartilhamos desafios e estimular as candidaturas femininas nesse ano eleitoral. Percebemos que as dificuldades vividas pelas mulheres na política muitas vezes são as mesmas, independente do tamanho da cidade ou do estado”, comentou a vereadora.

Foto: Divulgação

O painel em que a vereadora palestrou contou com um público de vereadoras, secretárias municipais, prefeitas, vice-prefeitas e primeiras-damas de todo o País, além de mulheres que desejam entrar para a vida política. A vereadora destacou também a importância da representatividade feminina na política, além de demais posições de poder e decisão. “Pensando na minha história, desde a difícil e humilde vida no campo, até agora eleita vereadora fica difícil não me emocionar. Foi realmente muito difícil chegar até aqui, mas é possível. Como diz uma frase que sempre repito ‘não se pode ser o que não se pode ver’, então as meninas e mulheres precisam ver outras representando nas prefeituras, câmaras municipais, congresso… Portanto sinto que é meu dever dizer para as meninas e mulheres: não desistam, a política é nosso lugar SIM!”.

Foto: Divulgação

Na oportunidade, a vereadora se reuniu com diversas lideranças políticas de diversas regiões do país, participando também de um painel sobre emergências climáticas com a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. O evento também contou com a presença do presidente da República Lula, que fez a abertura do evento, diversos senadores e deputados da república.

Foto: Divulgação

O tema deste ano, focado na população desprotegida, trouxe à tona discussões sobre políticas públicas voltadas para os mais vulneráveis, mostrando a necessidade de um pacto federativo que realmente atenda às demandas dos municípios, garantindo recursos e apoio para iniciativas que visem a inclusão e o desenvolvimento social.

Da Redação – Fotos: Divulgação