AVALIAÇÃO: Citroen C3 Aircross 7 Shine troca as malas por mais dois passageiros
Você sabe qual é a mágica para transportar até 7 pessoas em um carro compacto? Não estou falando dos anos 70 ou 80 quando a família inteira ia dentro de um Brasília, Variant ou, na melhor das hipóteses, numa Belina ou Caravan. No mundo do politicamente correto e seguro, levar todo mundo no mesmo carro não é tarefa das mais fáceis.
Mas a Citroen tenta resolver seus problemas. O Novo C3 Aircross Shine 7 tem 2 bancos que vão no porta-malas para reunir a família toda. Só não me pergunte onde vão as bagagens, porque é uma coisa ou outra.
As soluções passam pela facilidade de chegar aos assentos extras: em duas rápidas etapas os bancos da segunda fileira se erguem, apoiados por uma mola a gás. Aí é colocar outras pessoas menorzinhas na terceira fileira. Tem até entrada USB para o sexto e sétimo ocupantes e um sistema de climatização do teto. Tudo para garantir algum conforto.
E tem mais. Se não for usar os bancos e utilizar o carro como um Aircross para 5 passageiros, dá para tirar os dois assentos do porta-malas facilmente e guardar em casa. São leves. 8 quilos cada um. Aí você volta a ter um porta-malas de 493 litros, podendo evoluir para perto de 1.000 litros se abrir mão também da segunda fileira.
Essa solução elimina diversos problemas de uma só vez: quando não estiverem em uso, os bancos traseiros não estarão ocupando espaço no porta-malas e nem gerando um peso desnecessário, o que amplia ainda mais a eficiência do Novo Aircross. E a versatilidade é constante: precisa levar seis pessoas? Basta montar um só assento, sem precisar carregar o sétimo banco. Com 7 pessoas, sobram apenas 42 litros para a bagagem. Nesta versão Shine, com 7 lugares, o Citroen C3 Aircross custa quase R$ 140 mil. Se preferir a versão de 5 lugares, economizará uns R$ 7 a R$ 8 mil .
O Citroen C3 Shine 7 conta com o eficiente motor Turbo 200 da Stellantis, que gera até 130 cavalos de potência, além de câmbio CVT que simula sete marchas e três modos de condução. No dia a dia seu gerenciamento otimiza a eficiência energética, privilegiando rotações mais baixas. O modo Sport é acionado ao toque de um botão, alterando o mapa de trocas para entregar ainda mais performance. E quem busca um passo além em esportividade pode optar pelo modo sequencial, onde o condutor poderá fazer trocas de marcha por meio da alavanca de câmbio.
O espaço interno é muito legal e a tecnologia embarcada também chama a atenção. Tem um display de 7 polegadas atrás do volante e uma tela de 10 polegadas no painel central, pra lá de interativo e de fácil manuseio. Você escolhe o que quer ver. Basta linkar seu smartphone que ele vem para dentro do carro. Tem ainda carregador de celular por indução.
O Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio reúne facilidade de uso, rapidez de acionamento e ampla tela com até cinco conexões USB, na primeira, segunda e terceira fileira de bancos. Simples de operar, ele pode ser comandado tanto pela tela sensível ao toque de 10 polegadas quanto pelos botões no volante.
O Novo Aircross entrega espaço para todos os seus ocupantes. O espaço para as pernas dos ocupantes da segunda fileira é razoável. Ninguém passa aperto ali.
O que o Citroen C3 Aircross 7 Shine oferece:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT de sete marchas, com trocas sequenciais e três modos de condução
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Três entradas USB, incluindo duas para a segunda fileira
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” com pneus 205/65
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Barras longitudinais no teto
- Teto bitom Preto Perla Nera
- Rodas de liga-leve de 17” e pneus 215/60
- Faróis de neblina
- Câmera de ré
- Bancos e volante com forração premium
- Controlador de velocidade com limitador integrado
- Skid plate frontal e traseiro
- Grade do radiador na cor preto brilhante
- Acabamento exclusivo traseiro na cor preto brilhante
Em vídeo no youtube.com/carroexpress
Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação