CidadeGastronomiaTurismo

Tradicional Feijoada de Santo Antônio de Itatiba reúne amigos e familiares em graças às bênçãos alcançadas

A fé conectou dois casais de amigos em uma causa que já os une há 39 anos. Em momentos diferentes da vida, Jane de Simone da Silva, Laerte Antônio da Silva, Ferdinando Martins das Dores e Marília Rosa Gonçalves das Dores enfrentaram questões complicadas de saúde e a cura foi interpretada como graça de Santo Antônio, a quem eles são devotos.

Este ano, os convidados se deliciaram mais uma vez com a tradicional feijoada dos amigos – Foto: Arquivo pessoal

Foi então que a promessa de se oferecer gratuitamente a Feijoada de Santo Antônio para amigos e familiares virou tradição anual. Tudo começou em São Paulo, mas o evento já acontece há 14 anos em Itatiba, sempre no sábado seguinte ao dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio.

O local escolhido é a casa de Marília e Ferdinando, que coloca a mão na massa e prepara o feijão para todos. Os demais acompanhamentos e doces são feitos de forma colaborativa.

Os criadores da Feijoada de Santo Antônio são Marília, Ferdinando, Jane e Laerte – Foto: Arquivo pessoal

“Nosso intuito é reunir amigos de várias fases da vida, para proporcionar um dia com muita paz, luz e as bênçãos que procuram para a saúde e outros pedidos. Todos que participam são beneficiados com as bênçãos feitas pelas orações e por uma deliciosa feijoada”, conta Marília Rosa. “Passamos por momentos difíceis de câncer, infarto, AVC, infecção, mas hoje estamos aqui, fortes e inteiros, continuando a nossa promessa.”

Marília lembra que, todos os anos, eles deixam uma caixinha para que cada convidado possa fazer seu pedido a Santo Antônio. No ano seguinte, fazem uma pequena fogueira com os pedidos e colocam uma nova caixinha para que novos desejos sejam acrescentados.

Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Arquivo pessoal