Avanços e desafios no atendimento LGBTQIA+ na rede pública de saúde de Itatiba são tema da roda de conversa Diálogos do Orgulho
Evento realizado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (26/6), no Plenário da Câmara Municipal, será aberto ao público
Preconceito e discursos de ódio ainda são realidades enfrentadas diariamente pela comunidade LGBTQIA+. Questões como a discriminação no ambiente de trabalho e a falta de apoio psicológico e social são desafios significativos. No entanto, a luta pelos direitos dessas pessoas ganha cada vez mais visibilidade e reconhecimento, especialmente em junho, mês dedicado ao orgulho LGBTQIA+, sigla que representa a diversidade da comunidade, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais e assexuais, além de outras identidades de gênero e orientações sexuais.
É nesse contexto que a Secretaria de Saúde de Itatiba promove a roda de conversa Diálogos do Orgulho, nesta quarta-feira (26/6), a partir das 9h30, no Plenário Vereador Abílio Monte, na Câmara Municipal de Itatiba. A ideia é proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre profissionais e pacientes, abordando os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+, a importância de se cuidar da saúde física e mental, psicoterapia e resiliência emocional, além de discutir caminhos para a inclusão e a igualdade de direitos.
O evento contará com a participação da psiquiatra Lara Pantano, diretora clínica do CAPS II; do endocrinologista Daniel Bruder Costa Ribeiro, capacitado em processo transexualizador; de Luciana Fasoli, mulher trans, representante da Associação Realidades Coloridas (Arco) e estudante de psicologia; e do psicólogo Remus Marin Stancu, especialista em saúde mental e violência.
Para a psiquiatra Lara Pantano, é fundamental que a população entenda que todo mundo é diferente de todo mundo e as pessoas precisam respeitar o próximo, independentemente de suas concepções. “O mês do orgulho é um mês em que a gente consegue falar um pouco mais sobre o diferente, algo que foge um pouco dos padrões mais antigos”, destaca. “É um mês muito importante lembrar que todos somos únicos, seja em sexo, gênero, orientação sexual, preferências, gostos. Toda forma de amor é amor, todo mundo tem o direito de amar quem quiser, poder ser quem quer ser e ser respeitado.”
Avanço em Itatiba
Apesar do tabu, especialistas afirmam que Itatiba vem avançando nos cuidados com a saúde do público LGBTQIA+ e está à frente de muitas outras cidades. Segundo Thiago Guidi, enfermeiro e coordenador de atenção especializada da Secretaria de Saúde, a população conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço da rede pública especializada que é referência no atendimento dessa população, com equipe multidisciplinar: enfermeiro, psicólogo, nutricionista e endocrinologista, que faz acompanhamento e avaliações de hormonioterapia.
Para acesso ao serviço especializado, explica Guidi, o caminho é procurar sua unidade básica de saúde. Em consulta com médico clínico geral ou acolhimento com enfermeiro da unidade, basta mencionar o desejo de ter acompanhamento especializado ou mesmo tratamento de hormonioterapia, que será prontamente direcionada para o CTA.
PROGRAMAÇÃO
Roda de Conversa “Diálogos do Orgulho – Avanços e Desafios no Atendimento LGBTQIA+ no SUS de Itatiba”
Quando: 26 de junho (quarta-feira), das 9h30 às 12h
Onde: Plenário Vereador Abílio Monte, Câmara Municipal de Itatiba
Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Arquivo pessoal e Pexels/Pavel Danilyuk