CidadeCulturaLazerTurismo

Itatibense celebra o futuro: inauguração da Cidade das Crianças encanta famílias no Parque Luís Latorre

No último sábado, a Prefeitura de Itatiba celebrou a inauguração da inovadora Cidade das Crianças, um evento que marcou a 26ª Festa de São Pedro com muita alegria e entusiasmo das famílias presentes.

Localizada no gramado ao lado do palco de concreto do Parque Luís Latorre, a Cidade das Crianças ocupa uma área de quase 10 mil m², concebida como um espaço de lazer ao ar livre para crianças e suas famílias. Logo após a contagem regressiva, as crianças correram para explorar o novo espaço, começando pela Praça da Água, equipada com um chafariz de piso emborrachado que fez sucesso entre os pequenos.

As praças dos Sentidos e das Cores também foram muito apreciadas, com as famílias explorando o caminho pavimentado e acessível, as áreas de descanso sombreadas e os espaços pensados para amamentação.

Foto: Jeferson Montico/PMI

O futuro é das crianças

O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira expressou sua satisfação em entregar o espaço, enfatizando a importância de investir no futuro das crianças. “Investimos nelas, porque são o futuro e se começa esse futuro dando oportunidades agora!”, afirmou ele, emocionado ao ver a alegria das crianças e dos trabalhadores que participaram da construção.

Eduardo Aoun, secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação, destacou o planejamento e execução dentro do prazo. Ele mencionou que a ideia surgiu durante a pandemia, para tirar as crianças de frente das telas, atendendo a um pedido da primeira-dama Barbara para incluir um espaço com água.

O evento contou com a participação de secretários, vereadores e diversas autoridades municipais. Foto: Lívia Martins

Funcionamento

Aberta diariamente das 9h às 17h30, a Cidade das Crianças promove a interação entre crianças e cuidadores, desenvolvimento motor e equilíbrio, com destaque para o piso tátil, túnel e brinquedos que estimulam a musicalidade e o desenvolvimento psicomotor, inclusive para crianças com necessidades especiais. As três praças temáticas – Praça das Águas, Praça das Cores e Praça dos Sentidos – e o percurso pavimentado são acessíveis para cadeirantes, bicicletas e patins.

Concebida com base nos princípios dos parques naturalizados, a Cidade das Crianças utiliza elementos naturais como troncos, galhos e pedras, incentivando a criatividade e o contato com a natureza.

As crianças se divertiram pra valer na inauguração. Foto: Lívia Martins

Investimentos

O investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão foi financiado pela empresa Fibra Experts, em parceria com o município. Stefan Riess, diretor de urbanismo da Fibra Experts, elogiou o engajamento das secretarias e a contribuição da empresa para o futuro da cidade.

José Sebastião Pereira, mestre de obras, compartilhou sua emoção ao ver a felicidade das crianças, ressaltando o valor pessoal de participar do projeto. “Hoje, na hora de abrir o portão, as lágrimas desceram. Pensei em cada criança entrando como se fossem meus filhos. O coração ficou acelerado. Valeu a pena cada marretada. Me sinto lisonjeado por ter participado disso aqui, vou levar pro resto da minha vida”, disse.

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Fotos: Jeferson Montico/PMI e Lívia Martins