CulturaLazerTurismo

Cultura e Turismo traz a Itatiba Orquestra Filarmônica Valinhos nesta semana

Concerto tem como tema Brasil de Norte a Sul; noite de Gala da Corporação Musical Santa Cecília será no fim do mês

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, traz neste mês de julho duas atrações musicais ao Teatro Ralino Zambotto. A primeira será já nesta próxima semana, dia 12/07, às 20h: a Orquestra Filarmônica de Valinhos, que apresentará uma viagem musical pelos ritmos brasileiros, intitulada “Brasil, de Norte a Sul”. Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, com patrocínio da Jofege, apoio Soul Cultural, Câmara Municipal e Prefeitura de Itatiba.

Filarmônica de Valinhos e Corporação Musical Santa Cecília, em apresentação do último domingo na Festa de São Pedro, música instrumental é atração de férias com apoio da Prefeitura de Itatiba. Foto: Divulgação

Já no fim do mês, dia 27/07, será a vez da apresentação de Gala da centenária Corporação Musical Santa Cecília, em comemoração aos 118 anos. Entrada franca, até o limite permitido no local. Portanto, sem a necessidade de retirada antecipada de ingresso.

Para conferir a Filarmônica da cidade vizinha, é preciso retirar o ingresso disponível tanto no Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima, na Praça da Bandeira – 122, quanto na Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme, na Rua Campos Salles – 380.

Foto: Divulgação

Brasil de Norte a Sul

A Orquestra Filarmônica de Valinhos, composta por 45 músicos, se apresenta sob regência do maestro Felipe Gadioli. Oficialmente, esta Orquestra estreou há 20 anos, em 22/09/2004, e é mantida pela Sociedade Filarmônica de Valinhos, cuja presidência é de Jerci Maccari.

O repertório da noite é composto por canções de todas as regiões brasileiras, muitas conhecidas do público, com arranjos exclusivos do maestro-adjunto Hebert Rodrigues. A abertura terá Zemira, Paratodos e Oreru Nhamandú Tupã, que significa, em tradução livre, “nossos pais são o sol e o trovão”. Em seguida, vem as cinco regiões. Confira:

Região Sul: Negrinho do Pastoreio, Prenda Minha, Balaio, Velho Casarão, Querência Amada, Fundo da Grota e Canto Alegretense.

Região Sudeste: Barquinho, Luiza, Wave, Mulheres, Tristeza, Cheia de Manias, Ordem Natural das Coisas, Amarelo, Passarinhos e Quero te Encontrar.

Região Centro-Oeste: Galopeira, Peão Apaixonado, A dança do catira e Sou assim mesmo.

Região Norte: Chamada do Boi 2023 – Boi Caprichoso, Vermelho – Boi Garantido, Sinhá Pureza, Dança do Carimbó, Ex mai love, Problema Seu e No Meio do Pitiú.

Região Nordeste: Asa Branca, Feira de Mangaio, Vassourinhas, Milla, Onda Onda, Chorando se foi (Ulisses e Gonzalo Hermosa), Fechamento Brasil Pandeiro (Assis Valente) e Aquarela do Brasil (Ari Barroso).

Da Redação – Fotos: Divulgação