Autos

AVALIAÇÃO: Novo Spin se renova em tecnologia e no visual para se aproximar dos SUVs

Era uma minivan. Hoje é crossover. Mas queria mesmo ocupar espaço de um SUV. Desta maneira, a Spin chega à versão 2025, segundo a Chevrolet, na sua mais abrangente atualização.

Lançada em 2012, com o mesmo formato e motor, A Spin tinha a difícil tarefa de substituir na época dois peso-pesados da marca: a Meriva e a Zafira. Deu tão certo que em pouco tempo se tornou o carro preferido de um dos motoristas mais críticos do mercado: o taxista. Como agora é um crossover e deixou de ser uma minivan, passa a ser chamado de “o” Spin. Nesta versão, sai por aproximadamente R$ 140 mil.

Foto: Divulgação

A versatilidade de poder levar 7 pessoas e contar ainda com porta-malas, que pode chegar a 756 litros de volume, é um dos segredos do sucesso deste carro, que pedia uma renovação. Quando todo mundo acreditava que isso iria ocorrer a partir do motor, com a adoção de alguma versão turbo, a Chevrolet preferiu manter o velho 1.8, na geração SPE/4 ECO, que oferece 111 cavalos de potência.

Até pode parecer pouco para o porte deste modelo, mas até que vai bem nesta versão Premier, que conta com o eficiente câmbio automático AT6 da Chevrolet. Segundo a marca, está 11% mais econômico com as evoluções naturais oferecidos.

Foto: Divulgação

Números oficiais apontam para 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade (com gasolina). Se usar apenas etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,4 km/l, respectivamente. Nada mal.

Para melhorar a dirigibilidade e se aproximar dos SUVs, o Spin está ligeiramente mais alto. São só 16 mm, é verdade, mas o suficiente para superar, com folga, a maioria dos obstáculos cotidianos, como as lombadas e valetas espalhadas em nossas ruas. No visual, destaque para o capô mais elevado e os faróis e as lanternas, que passam a ser Full LED.

Foto: Divulgação

Mas é por dentro que ele tenta mostrar que está em um nível superior, pelo menos em relação às versões anteriores. Além de novos materiais empregados nos acabamentos, também oferece bastante tecnologia. O painel é ocupado por uma extensa tela horizontal de alta definição. Bem bonito, funcional e moderno. É composta por duas partes: uma tela de 8 polegadas referente ao quadro de instrumentos, totalmente digital, e outra, de 11 polegadas, do multimídia Chevrolet MyLink de nova geração.

Foto: Divulgação

Para finalizar, vamos destacar os sete lugares. Sempre frisarmos, as duas últimas fileiras podem levar dois adultos em distâncias menores. Ideal para pequenos deslocamentos. Mas acaba sendo uma opção interessante. Fácil de reverter para cinco lugares e abrir espaço para o excelente porta-malas.

Foto: Divulgação

Tecnologias disponíveis para o Novo Spin

  • Airbags frontais, laterais e de cortina extensivos até a terceira fileira de bancos
  • Alerta de não afivelamento dos cintos de segurança dos passageiros
  • Cintos dianteiros com pré-tensionadores
  • Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
  • Frenagem automática de emergência em baixas velocidades
  • Indicador de distância do veículo à frente
  • Alerta de ponto cego
  • Faróis e lanternas Full LED
  • Assistência de frenagem de urgência
  • Ancoragem de cadeirinha infantil tipo Isofix e Top Tether
  • Freios antiblocante e controle de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em aclive
  • Conforto & conveniência
  • Ar-condicionado digital automático
  • Dutos de ar para o banco traseiro no console central (AT)
  • Partida do motor por botão
  • Painel de instrumentos digital de 8” personalizável
  • Computador de bordo com informações do veículo, viagem e consumo
  • Controlador de limite de velocidade
  • Controle de cruzeiro (AT)
  • Direção elétrica progressiva
  • Acendimento automático dos faróis
  • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
  • Câmera de ré digital
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Trava elétrica das portas e vidros com abertura/fechamento automático pela chave
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco da segunda fileira bipartido e com ajuste de inclinação do encosto
  • Banco da terceira fileira rebatível
  • Conectividade avançada
  • Multimídia MyLink de nova geração com tela de 11” com Bluetooth para até dois smartphones
  • Projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
  • Wi-Fi nativo com conexão para até sete aparelhos simultâneo
  • Carregador sem fio para smartphones
  • Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo
  • Nova geração do OnStar

Em vídeo no youtube.com/carroexpress

Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação