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Investimentos na formação continuada em Itatiba preparam educadores para novos desafios

Especialistas da cidade destacam o impacto no atendimento de alunos

Como as escolas de Itatiba estão se preparando para os desafios de 2025? Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a resposta vem no investimento em programas robustos de formação continuada para os educadores. A pasta tem implementado diversas iniciativas para garantir que os professores estejam bem equipados para atender às necessidades dos alunos da rede pública de ensino. Em entrevista, a secretária municipal de Educação, Sueli de Moraes Tuon, a supervisora de ensino, Camila Polo da Nóbrega, e a formadora de Educação Infantil, Giancarla Giovanelli de Camargo, compartilharam informações sobre essas ações.

educação-Formadora de Educação Infantil Giancarla Giovanelli de Camargo, secretária de Educação Sueli de Moraes Tuon, e a supervisora de ensino Camila Polo da Nóbrega – Foto: Divulgação

Superação dos desafios

Neste ano, a Secretaria de Educação superou os desafios iniciais com a criação do Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto, um espaço adequado com várias salas para formações simultâneas de diversas turmas de professores. “Hoje, temos um local adequado para realizar as formações simultâneas com várias turmas de professores,” explicou Sueli de Moraes Tuon. Essa infraestrutura possibilitou a implementação de programas mais abrangentes e eficazes.

Oportunidades de aprimoramento

A busca constante pelo aprimoramento é uma prioridade, afirma a pasta. Camila Polo da Nóbrega destacou que os formadores recebem suporte contínuo para estudar e refletir sobre as práticas educacionais. “A busca constante de aprimoramento por parte dos formadores, que contam com um suporte de estudo e reflexão para o preparo dos encontros, é essencial para a melhoria contínua da formação dos educadores,” afirmou.

Preparação para 2025

As formações continuadas são oferecidas mensalmente a todos os professores da rede municipal. “Além de refletir sobre a realidade, discutimos melhorias para os documentos norteadores, como a sistematização do currículo e coletâneas de atividades,” explicou Sueli. Essas discussões ajudam a alinhar as práticas pedagógicas com as demandas atuais e futuras.

Áreas de foco

Os programas de formação abrangem diversas áreas, incluindo estratégias eficientes de ensino para professores do Fundamental I e II. “Destacam-se iniciativas como o Alfabetiza Juntos SP, focado em alfabetização e leitura nos anos iniciais, e a formação ‘Práticas Pedagógicas de 0 a 3 Anos,’ voltada para a educação infantil,” afirmou Giancarla. Outras formações incluem “Coordenador Pedagógico: Formador, Articulador e Transformador,” “Formação LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil,” e “Oficina da Infância” para planejamento e elaboração de novas propostas às crianças em período integral.

Impacto na qualidade do ensino

A formação continuada tem refletido na qualidade do ensino, com Itatiba se destacando nos resultados de avaliações externas. “No IDEB de 2021, Itatiba teve nota 6,8 nos anos iniciais e 5,9 nos anos finais, superando as médias estadual e nacional,” disse Sueli. Além disso, 72% dos alunos de 2º ano estão na categoria de leitores iniciantes e fluentes, segundo dados de março de 2023 do CAED.

Casos de sucesso

Giancarla destacou o trabalho com fluência leitora como um exemplo de sucesso. “Os professores dos anos iniciais têm utilizado jogos e atividades interativas para melhorar a fluência leitora dos alunos,” explicou. Essa abordagem tem mostrado resultados positivos no engajamento e na aprendizagem dos alunos.

Incorporação da tecnologia

A tecnologia está sendo integrada na formação dos professores por meio de vivências com aplicativos e plataformas. “Os cursos de Robótica com Arduíno e workshops sobre cidadania digital e proteção de dados têm capacitado os professores no uso de ferramentas digitais,” destacou Camila.

Metodologias ativas

As metodologias ativas de ensino são tema de estudo nas formações e são vivenciadas na prática. “Essas metodologias trazem maior motivação e aprendizado aos alunos,” afirmou Giancarla. Os resultados já observados incluem a melhoria na qualidade das aulas e maior envolvimento dos alunos.

Parcerias e colaborações

A Secretaria de Educação tem estabelecido parcerias com universidades, como a PUC Campinas e a Universidade São Francisco de Itatiba. “Essas parcerias têm proporcionado formações enriquecedoras, com reflexões sobre a prática pautadas na teoria,” destacou Sueli. A colaboração com a professora Luzia Bueno da USF, por exemplo, tem sido significativa no desenvolvimento profissional dos educadores.

Acompanhamento e feedback

O acompanhamento da formação continuada é feito por meio de formulários online, permitindo uma avaliação contínua dos programas. “O feedback dos educadores é utilizado para ajustar e melhorar as formações, garantindo que estejam alinhadas com as necessidades dos professores,” explicou Camila.

Inclusão e diversidade

A formação dos educadores também aborda questões de inclusão e diversidade. “Realizamos palestras e seminários sobre temas como autismo, síndrome de Down e relações étnico-raciais,” disse Giancarla. Essas iniciativas ajudam a preparar os professores para lidar com a diversidade estudantil de forma eficaz e inclusiva.

Iniciativas específicas

Para preparar os professores para lidar com a diversidade estudantil, são realizados estudos, reflexões e atividades práticas. “As metodologias ativas contribuem muito para isso, e a reflexão junto aos professores ajuda a implementar mudanças significativas no dia a dia da sala de aula,” ressaltou Giancarla.

Com essas ações, as escolas de Itatiba estão se preparando para enfrentar os desafios de 2025, investindo na formação continuada dos educadores e, consequentemente, na qualidade do ensino para os alunos.

Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Foto: Divulgação