CidadeEducação

Novo Projeto “Prateleira Inclusiva” chega à Biblioteca Infantil Maria Anita Hercules

A Associação Outro Olhar, em parceria com a Secretaria de Cultura de Itatiba, lança um novo projeto voltado para a inclusão e a diversidade. O “Prateleira Inclusiva” será inaugurado no dia 3 de agosto, às 10h, na Biblioteca Infantil Maria Anita Hercules, localizada no segundo andar da Biblioteca Chico Leme. A inauguração contará com uma Leitura Inclusiva aberta a toda a população.

Foto: Divulgação

O objetivo do projeto é ensinar, de forma lúdica, o público infantil desde a primeira infância sobre a diversidade de deficiências e transtornos. “Queremos colaborar para a formação de pequenos cidadãos que tenham respeito ao próximo, empatia em suas atitudes e conhecimento para acolher e incluir todos,” afirma um representante da Associação Outro Olhar.

A prateleira inclusiva contém 49 títulos de histórias em que os personagens principais são crianças, adolescentes ou bichinhos com deficiência. As histórias são descritas de forma leve e lúdica, facilitando a compreensão de todos sobre o tema. “Informação desconstrói preconceitos, conscientiza e põe fim a episódios de bullying,” destaca a associação.

Além de educar as crianças, o projeto visa ajudar as famílias atípicas a informar seus filhos sobre suas condições e aos familiares sobre as características de suas deficiências ou transtornos. “Esse é um meio para que as famílias atípicas possam promover a aproximação entre colegas de aula, formar redes de apoio e fomentar a aceitação própria e dos demais,” explica a associação.

A Biblioteca Municipal está situada na Rua Campos Salles, 380, no centro da cidade de Itatiba. A comunidade está convidada a participar deste importante passo rumo a uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Divulgação