Itatiba celebra a força da terceira idade com a Final Estadual dos JOMI 2024
Cidade sedia a última etapa dos Jogos da Melhor Idade, com participação de cerca de 2,7 mil atletas com mais de 60 anos, de 204 municípios do estado de São Paulo. Competição vai até domingo (18/8)
Prova de que nunca é tarde para superar os próprios limites e realizar sonhos, centenas de atletas com mais de 60 anos lotaram o Ginásio Municipal José Boava na última quarta-feira (14/8). Durante a abertura da final estadual da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), as delegações participantes deram um show de vitalidade, longevidade e animação. Com sorrisos no rosto e muita determinação, inspiraram a todos os presentes.
Depois de passar por sete municípios paulistas na etapa regional, os JOMI têm como sede, pela primeira vez, a cidade de Itatiba, onde haverá a definição dos campeões de 2024.
A cerimônia de abertura foi marcada pela emoção, desde a entrada das delegações, com bandeiras dos municípios, até o acendimento da pira olímpica, que foi carregada por um ícone do esporte em Itatiba, Romeu Tibério, 89 anos.
Esporte é vida
Pai de quatro filhos, avô de oito netos e bisavô de dois bisnetos, Romeu Tibério lembra que começou no tênis de mesa aos 15 anos de idade. Desde então, coleciona medalhas e alunos na modalidade. Foram muitos títulos paulistas e até o de campeão brasileiro. “O esporte representa a minha vida. Eu fico sempre satisfeito, gosto de jogar, e tenho um prazer enorme em ensinar”, destaca o atleta, que vai representar Itatiba no JOMI.
Até domingo (18/8), cerca de 2,7 mil atletas de 204 municípios do estado de São Paulo se enfrentam nas finais em 14 modalidades esportivas, nos naipes feminino e masculino, distribuídos em diversos locais de jogos. Além do tênis de mesa, haverá provas de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, tênis (equipe e individual), truco, voleibol e xadrez. Os participantes desta fase são os vencedores das etapas regionais, que reuniram cerca de 15 mil atletas nos meses de abril e maio de 2024.
Bronze na coreografia
A primeira medalha que veio para os itatibenses foi o bronze, pelo time da coreografia, na categoria B (a partir de 60 anos, com mínimo de três componentes com mais de 70 anos). O ouro ficou com Campo Limpo Paulista e a prata, com Jaguariúna. Já na categoria A (59 a 69 anos), os três primeiros colocados foram Araraquara (1º), São Bernardo do Campo (2º) e Sorocaba (3º). As apresentações foram marcadas pela elegância, brilho e glamour das equipes. A premiação ocorreu no primeiro dia das finais, em 14 de agosto.
Pela modalidade coreografia, as equipes contam com um máximo de 12 integrantes e se apresentam por 3 a 5 minutos, com música e dança. Os quesitos técnicos avaliados são composição coreográfica, utilização espacial, ritmo e sincronismo, visual e originalidade, além de técnica e execução.
Ouro aos 97 anos
Quem conquistou o lugar mais alto no pódio nos 500 m do atletismo foi Filomena Madalena dos Santos, representante de Itatiba. A prata ficou com a representante de Batatais e o bronze, com São Bernardo do Campo.
Inspiração e exemplo de superação, a campeã Filomena impressiona pela sua disposição e bom humor no auge de seus 97 anos. Depois de experimentar outras modalidades, foi na corrida que ela se encontrou. “Tem uns 25 anos que eu faço corrida. Já participei da coreografia, dança de salão, mas depois fiquei na corrida. Eu gosto muito da corrida, de participar do JOMI, eu me sinto muito bem. Para mim, é uma beleza”, conta a atleta.
Pódios no arremesso de peso
Na modalidade arremesso de peso, Itatiba conquistou mais duas medalhas, na quinta-feira (15/8). O atleta Silvio Marafon, 79 anos, levou a prata. Enquanto a atleta Lídia Lopes da Silva Pereira ficou com o bronze, na categoria E, de 80 a 84 anos. E ainda prata para Escolástica Franco Rela, 94 anos.
Mais chances de medalha
A delegação de Itatiba é composta de 150 atletas, com boas chances de medalha também em outras modalidades.
Atleta do time de voleibol, Edirce Jesus da Silveira Silva, 66 anos, está com uma boa expectativa para a competição, que revelará os campeões neste domingo (18/8). “Pensamento positivo”, diz ela. Para a itatibense, é um prazer participar de um evento assim: “É muito bom ver essa alegria toda. Você vê todo mundo alegre e feliz. Além disso, a minha saúde é tudo, e eu devo isso ao esporte. Esporte é vida”, destaca.
Quem está na torcida pela delegação local é José Roberto Palma, 82 anos, ex-atleta do vôlei. “A expectativa é grande, porque Itatiba sempre esteve no auge”, afirma ele, que iniciou no vôlei aos 70 anos. “Já fui várias vezes campeão, duas vezes vice-campeão do estado. Joguei em competições por 11 anos e parei este ano. Agora só fico no social. Mas a gente treina junto e precisa manter a forma, porque é uma questão de saúde”, reforça Palma.
Unindo forças pelo esporte
Realizados anualmente pela Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, os JOMI são o maior evento esportivo para a terceira idade no estado, além de iniciativa pioneira no Brasil em termos de incentivo para esse público. A final estadual de 2024 está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Itatiba. A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades locais.
Segundo Helena Reis, secretária estadual de Esporte, o objetivo dos jogos é promover o esporte para a faixa etária 60+, incentivar as pessoas a um estilo de vida mais saudável, promover a integração social e a qualidade de vida. “O evento tem uma importância especial porque a gente vê diversos exemplos de pessoas que materializam tudo isso. Estão aqui juntas pessoas que se dedicaram ao esporte a vida toda ou que iniciaram a prática esportiva como uma forma de recuperar a saúde, de recuperar as amizades, o convívio social, e que hoje servem de inspiração a todos nós”, ressalta.
Para Marcelo Cyrillo, secretário municipal de Esporte, sediar a fase final dos JOMI significa uma conquista inédita para Itatiba. “Isso representa muito porque a gente sempre deu muito apoio e estímulo para o esporte 60+. Trazer uma final com esta era algo aguardado há anos por todos os atletas que participam. A gente está muito feliz de trazer os jogos para cá”, afirma. Cyrillo explica que foram 2.700 atletas classificados para a etapa estadual final e, somando com a equipe de staff e organização, são esperadas 3.500 pessoas visitando a cidade, o que movimenta a rede hoteleira e todo o comércio local.
Baile nesta sexta (16/8)
Cyrillo aproveita para convidar a população itatibense para o grande baile, com dança de salão nesta sexta-feira (16/8), a partir das 20h30, no Itatiba Esporte Clube. A atração principal será Piracema, tradicional grupo de samba da cidade.
Por Camila de Magalhães – Fotos: Camila de Magalhães, Tatiana R. Petti/PMI e Paulo Akio/PMI