Advogado Cornélio da Farmácia aposta na força da experiência de 3 mandatos para se reeleger pelo PL
Vereador no terceiro mandato, Cornélio da Farmácia é advogado, criador e coordenador do Projeto Médico Amigo da Adesi – Associação dos Defensores da Saúde de Itatiba, projeto social sem fins lucrativos que existe há 13 anos.
Qual é o balanço da sua última legislatura?
Creio que, em linhas gerais, foi positivo. Embora não consigamos fazer projeto de lei que onere o Executivo, tivemos grandes participações em projetos enviados pela Prefeitura, além de dezenas de indicações nas mais diversas áreas.
Quais projetos de sua autoria que destacaria?
O mais recente foi o Projeto de Lei nº 5.571/2023 – sobre “cuidados paliativos” em caso de paciente em estágio terminal de doença incurável.
Caso seja reeleito, o que mudaria e o que pretende fazer?
Mudar nada, melhorar sempre. A população tem livre acesso ao nosso gabinete e fácil contato, diretamente, com o vereador. Atendo a população diariamente de segunda a segunda, independentemente do horário, mas os pedidos são muitos e a maioria deles com razão. Nosso trabalho é lutar para fazer com que o Poder Executivo resolva o mais breve possível as altas demandas da cidade.
O papel do Legislativo Municipal tem sido cumprido?
Se o Legislativo não fizer o seu papel, a cidade para. Pois qualquer projeto ou ato do Executivo, via de regra, tem que passar pelas Comissões da Câmara e, por conseguinte, pelos vereadores. Então, sim o Legislativo, mesmo com suas limitações, tem cumprido o seu papel de forma exemplar. Contudo, há quem discorde, o que é um direito de cada um.
Como deverá ser sua relação com o futuro prefeito, ou depende de quem vencer?
Como sempre foi, eu respeitando a competência constitucional e legal do Poder Executivo e cobrando da mesma forma, do Executivo o mesmo respeito à Câmara de Vereadores.
Da Redação – Foto: Divulgação