Por que pedir suspensão de divulgação de pesquisa? Números não favorecem?
Medo de pesquisa e suposto comprometimento judicial prejudicam esclarecimento à população
O jornal Itatiba Hoje encomendou uma pesquisa para conhecer no momento a posição do eleitorado itatibense sobre os candidatos a prefeito e qual suas preferências. No entanto, ela não poderá ser mostrada à sociedade por decisão judicial, impetrada pelo PDT, que pediu à Justiça para barrar a divulgação.
Estranho o fato de o PDT pedir a suspensão da divulgação. O questionamento que se faz é qual seria o motivo, talvez por achar que o eleitorado tem preferido outro candidato. O que podemos dizer é que a população não poderá ver como está a preferência dos eleitores em Itatiba.
Lembrando que as pesquisas mostram um momento em que ela foi realizada e norteia o rumo de campanhas eleitorais. Mas ao que parece a situação ou possível resultado desagradou o partido e candidato, o que pode demonstrar uma posição clara de pensamento.
Conforme a sentença de Rafael Campedelli Andrade, Juiz Eleitoral Substituto, fica suspensa a divulgação da pesquisa.
Outro fato que a população tem de ser notificada existe investigação em curso no Ministério Público de São Paulo e pela Justiça, sobre improbidade. A população na verdade desconhece tal fato. Isso significa que a lisura da campanha poderá ser comprometida. O resultado da investigação e pedido do MP paulista poderá, sem dúvida, mudar o rumo de candidatura.
Dessa maneira deixaremos de divulgar a pesquisa de intenção de voto do eleitor de Itatiba, aguardando um novo pronunciamento da Justiça eleitoral sobre a suspensão.
Da Redação – Ilustrações: Emerson Ferreira da Silva