Itatiba se mobiliza para o Outubro Rosa com uma programação extensa de ações de prevenção
O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, e Itatiba não ficou de fora dessa importante campanha. Por meio de diversas parcerias, a cidade organizou uma série de ações voltadas à saúde da mulher, reforçando o compromisso com o cuidado e a prevenção.
O Outubro Rosa 2024 está mobilizando a população com atividades que incluem palestras, exames preventivos e atendimento médico em diversas frentes.
Programação do Sábado Rosa e ações da prefeitura
A prefeitura de Itatiba, em parceria com outras secretarias municipais, a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer e a Câmara Municipal, está promovendo mais de dez ações ao longo do mês. Um dos destaques será o “Sábado Rosa na Saúde – Dia de Prevenção”, no dia 19 de outubro, das 9h às 12h. Durante esse período, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, oferecendo uma série de serviços gratuitos voltados à saúde feminina.
Entre os serviços oferecidos estarão a coleta de Papanicolau, avaliação para solicitação de mamografia, palestras sobre prevenção ao câncer de mama, teste rápido de HIV, multivacinação e consultas médicas. Essas ações são fundamentais para estimular o autocuidado e garantir que as mulheres tenham acesso a exames e informações essenciais para a sua saúde.
Ato de amor e força
Além das ações promovidas pela prefeitura, a Casa Rosa da Mulher, um importante braço do Fundo Social de Solidariedade, também está envolvida nas atividades do Outubro Rosa. Conversamos com Daniela Monte Rabechi, uma das coordenadoras da Casa, para entender melhor a programação da unidade e o impacto dessas ações na comunidade.
“As ações da Casa Rosa estão focadas em promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados preventivos para a detecção do câncer de mama,” explica Daniela. Segundo ela, a unidade está realizando palestras em empresas, oficinas educativas e, na próxima semana, inaugura a Sala Maria da Penha, um novo espaço dedicado ao acolhimento de mulheres.
O feedback das participantes tem sido extremamente positivo. “As mulheres relatam maior conscientização sobre o autocuidado e a importância da detecção precoce. Elas também se sentem apoiadas e empoderadas para compartilhar esse conhecimento com outras mulheres,” destaca Daniela.
Ao final da entrevista, Daniela deixou uma mensagem às leitoras do Itatiba Hoje: “Cuidar da saúde é um ato de amor e força. Neste Outubro Rosa, reforçamos a importância de estarmos sempre atentas aos sinais do nosso corpo. O diagnóstico precoce salva vidas, e juntas podemos vencer o câncer de mama.”
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Fotos: Divulgação/PMI