Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba lança cadastro online para agentes culturais
Novo formulário para artistas individuais e coletivos de Itatiba contribui para mapear a cultura da cidade
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba recebe cadastro online de agentes culturais do município. A iniciativa busca facilitar o mapeamento da cultura local, incentivando a inscrição de artistas individuais, coletivos musicais – seja banda, grupo, dupla, trio, quarteto, orquestra, coral, etc., e de espaços culturais, empresas e outros.
Podem participar pessoas de diversas áreas: artes cênicas, artes plásticas e visuais, artesanato, cinema, vídeos e multimeios, dança, manifestações populares e folclore, música, patrimônio histórico e cultural e até profissional técnico (ex.: cenógrafo, produtor, som, luz, etc.).
Basta acessar itatiba.sp.gov.br/secretarias/cultura-e-turismo, a página da Secretaria no site da Prefeitura, e clicar em Cadastro de Agentes Culturais. Aqueles que possuíam cadastro anteriormente também devem preencher o novo formulário online, para manter os dados atualizados.
Com este cadastro oficial de artes e cultura em geral, será criado um banco de dados indicadores que nortearão as políticas públicas culturais no município. As informações terão validade de 12 meses; após este período, será necessário atualizar o cadastro com a Secretaria, comunicando alteração/acréscimo de informação. O contato é o (11) 4538-0917 e e-mail cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br.

Banda no Mercadão
A novidade do cadastro online consta na Agenda Cultural de março, que traz também uma apresentação especial da centenária Corporação Musical Santa Cecília no Mercadão. Será neste domingo (16/03) às 10h, com os músicos tendo como regente Marco Antonio Trindade.
Esta apresentação será na Praça de Alimentação deste ponto turístico de Itatiba, que oferece ao público opções de comércio, produtores, artesãos e delícias gastronômicas. O Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo – Dona Lica, o Mercadão, fica à Av. 29 de Abril – 35, no Centro.
Agenda cheia na Biblioteca
A agenda de março também tem inúmeras atrações na Biblioteca Municipal Chico Leme, contando também com algumas contempladas pela PNAB-Política Nacional Aldir Blanc de Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.
A Chico Leme fica na Rua Campos Salles – 380, com funcionamento de segunda a sexta das 8h30 às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações pelo fone (11) 4594-5488 (também WhatsApp). Confira toda programação de março abaixo.
- 15/03 e 22/03 (sábados), 13h – Oficina de storytelling e interpretação
Sobre a importância do roteiro e da visão artística para interpretação dele. Prioritariamente a atores, escritores e videomakers negros, amadores ou profissionais. Inscrições: imagicaaudiovisual@gmail.com.
- 15/03 e 29/03 (sábados), 10h – Escutando e sentindo a natureza
Um musical especial para crianças de 1 a 12 anos de idade. Com recursos da Aldir Blanc.
20/03 (quinta), 8h30 e 14h – Técnica criativa para letreiros
Com Cleverton Gomes, para pessoas de qualquer faixa etária a partir dos 10 anos. Aprenda a adicionar letreiros interessantes ao desenho, fazer cartazes, destacar palavras com fontes desenhadas à mão. Inscrições na Biblioteca.
- 25/03 (terça), às 9h, às 14h e às 19h – Sessão de Cinema Ponto Mis: “A Hora da Estrela”
São três horários para conferir a adaptação do livro de mesmo nome da escritora brasileira Clarice Lispector, com Macabéa, uma jovem nordestina semianalfabeta e sonhadora que muda para São Paulo e trabalha como datilógrafa; mal compreendida, vai sendo conduzida a um trágico destino. Curadoria do MIS com apoio da secretaria estadual.
Da Redação – Foto: Divulgação/PMI