Mulheres que Transformam: Prêmio do Conselho Municipal reconhece lideranças femininas em Itatiba
Uma manhã marcada por sorrisos, emoção e reconhecimento a mulheres que fazem a diferença em Itatiba. Com sala cheia, a Casa Rosa da Mulher sediou, na última quinta-feira (27/3), a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres que Transformam, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Itatiba (CMDM).
O evento contou com a presença de diversas lideranças locais, incluindo o prefeito Thomás Capeletto; a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bárbara Zaratini; a vereadora Leila Bedani, homenageada com o prêmio no ano passado, além de representantes de organizações da sociedade civil, reforçando a importância de iniciativas que celebram o protagonismo feminino.

Criado em fevereiro de 2024, o Prêmio Mulheres que Transformam tem como objetivo homenagear personalidades, instituições públicas e privadas que se destacaram na luta pelos direitos e conquistas das mulheres no município.
A presidente do CMDM, Andréa Oliveira, celebrou a união entre o Conselho, a Casa Rosa, o Fundo Social de Solidariedade e a Prefeitura Municipal de Itatiba para reconhecer trajetórias inspiradoras na cidade. “Sinto-me extremamente honrada e grata por fazer parte desta homenagem tão merecida a mulheres que nos representam com dedicação e inspiração. É um privilégio destacar mulheres que transformam em bem o que têm nas mãos”, afirmou.
De acordo com Andréa, a seleção das homenageadas seguiu a Resolução 01/2024 do CMDM. As indicações foram feitas pelas conselheiras e também por meio do Instagram do Conselho. Uma comissão foi convocada para deliberar sobre as candidaturas e definir as escolhidas desta edição.

Homenageadas de 2025
A edição deste ano premiou quatro mulheres e uma instituição:
ASRI – Associação das Senhoras dos Rotarianos de Itatiba: Fundada há 62 anos, a ASRI desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde e assistência social, como doações de cadeiras de rodas e revitalização de bibliotecas. “É com muita satisfação e gratidão que recebemos esta homenagem. Ela nos traz um grande incentivo para continuar nosso trabalho voluntário em prol das pessoas que necessitam”, declarou Vânia Fransciscon, presidente da ASRI.
Daiani Cristina Soares: Empresária da beleza e professora de cabeleireiro, destaca-se pelo trabalho em autoestima feminina e ações sociais. “Nunca imaginei receber uma homenagem pelo meu trabalho. Minha vida foi transformada e hoje eu quero fazer isso com todas as mulheres que puder”, afirmou emocionada.
Bete Tsumura: Com 28 anos de serviço público, atuou na saúde e assistência social, sendo vereadora e secretária municipal. Atualmente, trabalha na Casa Rosa da Mulher. “Foi uma surpresa enorme. O trabalho que fazemos começa em casa e se estende à comunidade. Acredito que o respeito e o amor movem o mundo”, disse.
Ruth Aparecida Corrêa: Criadora do Grupo Amizades que Acontecem e Curam, que promove apoio e conexão entre mulheres. “Eu não sou sozinha, sou parte de um grupo de mulheres incríveis. Transformamos nossa dor em amor, e esse prêmio é para todas nós”, declarou emocionada.
Sheila Sesti de Moraes: Professora, empresária e líder comunitária, promove o projeto “Quebrando o Silêncio”, que combate abuso e violência doméstica. “Ser escolhida é uma motivação para continuar. Às vezes dá vontade de desistir, mas esse reconhecimento me dá forças para seguir lutando pelas mulheres, jovens e idosos”, afirmou.

Homenageada de 2024
Na primeira edição, em 2024, seis mulheres foram reconhecidas por suas contribuições à sociedade: Eva Alves de Lima Lucio, voluntária na ONG Anjos da Paz; Karin Godoy, psicóloga perinatal e idealizadora do Projeto Florescer Mãe; Maria Francesca Colombo, terapeuta ocupacional aposentada que confecciona enxovais para bebês da Santa Casa; Leila Bedani Ferreira, coordenadora de cursos profissionalizantes e vereadora com mais de 35 leis voltadas às mulheres e famílias; e Vanda Gava, empresária da beleza e voluntária em projetos sociais, incluindo a confecção de perucas para pacientes com câncer.
Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Camila de Magalhães