Gesto de carinho que aquece corações neste Dia das Mães
Voluntários vão entregar rosas e levar acolhimento para as mulheres do Asilo São Vicente de Paulo neste sábado (10/5). Doações também são aceitas
As 24 mulheres que residem no Asilo São Vicente de Paulo, em Itatiba, receberão um presente especial neste sábado (10/5): uma rosa, acompanhada de abraços e palavras de carinho. A ação, organizada pelos voluntários Leonardo Fonseca e Ana Laura Ortiz, tem como objetivo proporcionar um momento de alegria e valorização para essas senhoras que, muitas vezes, passam o Dia das Mães longe da família.

Um ato de amor em memória
Leonardo Fonseca, de 22 anos, é o idealizador da ação. Para ele, entregar uma rosa a cada uma das idosas do asilo é uma forma de levar um gesto de amor e fazer com que elas sintam que alguém se importa. “Surgiu de uma simples vontade de poder fazer algo por alguém, a vontade de fazer com que elas pudessem receber um ato de amor, se sentirem que têm pessoas que se importam com elas, fazer com que essa data seja lembrada”, compartilha Leonardo.
A motivação de Leonardo para realizar a ação é também uma homenagem pessoal. Ele perdeu a mãe para a Covid-19 em 2021, e fala sobre o impacto dessa perda: “Minha mãe, ela era mãe, pai, a família inteira, tudo em uma só. Eu tive que aprender a viver, em todos os sentidos, sem minha mãe. Foi difícil, porque, ela era a referência de dentro de casa, fora de casa, em todos os sentidos. Ela era tudo.” Diante desse vazio, Leonardo decidiu ressignificar a perda e retribuir o amor da mãe, levando acolhimento às mulheres do asilo.

Solidariedade que transforma
Ana Laura, estudante de enfermagem e parceira na organização, também se sensibilizou ao conhecer as histórias de vida das moradoras do asilo. “Quando se visita o asilo, é impossível não querer voltar. Muitas delas gostam de bonecas, doces, plantas… Voltam a ser um pouco como crianças. Queremos trazer afeto e conforto, um abraço demorado, ouvir suas histórias e dar um pouco de atenção. Isso é o que mais faz diferença”, afirma.
Ela lembra que o envolvimento com ações sociais faz parte da sua trajetória desde a infância, influenciada pela avó que sempre se dedicou a causas comunitárias. “Cuidar é uma arte, a mais bela de todas. A enfermagem me ensina isso todos os dias, e levar um gesto simples como uma rosa é uma forma de manter esse cuidado vivo”, destaca.

Papel fundamental
Para Vera Lúcia Bortoletto, assistente administrativa do asilo, a iniciativa representa muito mais do que um presente simbólico. “Os voluntários têm um papel fundamental. Eles oferecem carinho, atenção e apoio humano que vão muito além das necessidades materiais. A presença deles representa acolhimento emocional, escuta ativa, companhia, troca de experiências e construção de vínculos de confiança com nossos idosos”, explica.
Abertura para doações
A ação também contou com o apoio da comunidade, que contribuiu com doações para a compra das rosas e doces. “No início, o Léo estava inseguro, mas eu sempre acreditei que daria certo. As pessoas se sensibilizaram, e conseguimos arrecadar mais do que esperávamos. Isso nos motivou a planejar outras ações futuras, para continuar levando alegria a essas mulheres”, comemora Ana Laura.
“Pensamos em realizar outras ações nos próximos meses como um café da tarde no horário de visita, ou contribuir com algo que estejam precisando no asilo. Então é possível contribuir, procurando a mim ou ao Leonardo. Prestaremos conta de tudo o que for solicitado”, garante a estudante de enfermagem. Quem quiser contribuir com outras ações voluntárias de Leonardo e Ana Paula pode fazer um pix para o CPF 507.148.518-41.
Vera Lúcia Bortoletto destaca que o asilo sempre necessita de doações de fraldas, mantimentos e outros itens de uso diário. Para saber mais sobre as necessidades e como ajudar, basta procurar a administração do Asilo São Vicente de Paulo. Informações pelo telefone (11) 4524-0590 ou pelo Whatsapp (11) 94703-5621.
Da Redação – Fotos: Divulgação e acervo pessoal