CidadeSaúde

Prefeitura inaugura Casa do Autista de Itatiba, segunda unidade municipal especializada em TEA

Secretaria de Saúde recebe inicialmente 30 crianças em prédio localizado no Giardino D’Itália

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na tarde da última terça-feira (03/06) a Casa do Autista de Itatiba, aumentando a oferta de terapias de suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta é a segunda unidade da rede municipal de saúde exclusiva para crianças atípicas, nos mesmos moldes do CAI – Centro de Referência do Autismo de Itatiba, em funcionamento desde julho de 2023 na região do Alto de Fátima, que iniciou com 60 vagas e hoje atende 120 crianças por mês.

Foto: Paulo Akio/PMI

Iniciando os atendimentos já nesta quarta-feira (04) com 30 crianças, e plano de expansão gradual, a Casa do Autista de Itatiba está na Av. Santo Bredariol – 685, no Giardino D’Itália e tem salas de atendimento, inclusive uma de terapia ocupacional (TO) e sala de atividades cotidianas, com uma minicozinha, para estimular a realização de atividades do dia a dia.

“Estamos caminhando junto para trazer humanização no atendimento que cresce na cidade e em todo Brasil. Em 2021, eram 80 crianças laudadas; hoje, temos centenas e muitos a serem confirmados”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira nesta inauguração.

Foto: Renato Jr./PMI

“Novo espaço para a população de Itatiba, a mais nova estrutura física de um serviço especial e preparado para atender respeitando as necessidades de cada indivíduo, cuidado por muitas mãos, fruto de muito esforço coletivo, com respeito escuta e sensibilidade. A casa é símbolo de avanço, respeito e inclusão. Que seja de acolhimento, esperança e transformação para todos nós. É uma população que não está sozinha e estamos junto deles em todos os passos”, completou a médica Cláudia Regina Swenson, nova secretária de Saúde.

Thomás e Claudia enalteceram, durante os discursos, o trabalho realizado por Renan Dias Irabi, ex-secretário da pasta e principal articulador desse projeto. Na cerimônia, também estavam presentes os responsáveis pela Casa do Autista de Itatiba, Lucas Megêto e Davi Santana – do Intercare Equipe Multidisciplinar, autoridades municipais e de Morungaba, profissionais da Saúde e famílias de autistas, além do pe. Maycon Cristian Pedro, pároco da Basílica de N.Sra. do Belém, que abençoou o novo espaço.

Foto: Renato Jr./PMI

Atendimento com especialistas

Os atendimentos contam com especialista como fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, psicóloga, neurologista, equipe de Enfermagem e até uma nutricionista especializada em seletividade alimentar, além de médico na área de psiquiatria.

As demandas serão personalizadas e preparadas de acordo com o diagnóstico de cada paciente. O atendimento será estendido aos pais ou responsáveis visando a inclusão fundamental para a evolução e progressão do paciente.

Foto: Tatiana Rostaiser Petti /PMI

Atenção e diagnóstico

Algumas características podem identificar a presença do TEA, como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, atraso no desenvolvimento motor e comportamentos repetitivos ou restritos.

Famílias devem procurar uma unidade básica de Saúde que, em atendimento pediátrico ou clínico, serão encaminhadas ao CAC – Centro de Atenção à Criança. Lá, será feita triagem com uma equipe especializada, composta por psicólogo, psicopedagogo, nutricionista e assistente social. Após a triagem, os pacientes que apresentam maior complexidade, serão encaminhados ao CAI ou Casa do Autista.

Foto: Divulgação/PMI

Ações inclusivas

Itatiba vem realizando inúmeras iniciativas inclusivas e o anúncio da criação desta segunda unidade exclusiva para autistas foi feito durante o Abril Azul, campanha em torno de 02/04, Dia Mundial da Conscientização do Autismo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Durante o mês, há palestras e outras ações de incentivo ao tema, como a Caminhada TEA; em 2025, na quarta edição, o tema foi Informação gera empatia, empatia gera respeito. A iniciativa é da Secretaria de Educação, através do Centro de Atenção Educacional Psicossocial e Inclusivo (Caepi).

Dentre outras iniciativas municipais está a chamada Festa Inclusiva – 1h de silêncio dedicada ao maior conforto das pessoas com deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), quando as maiores festas municipais no Parque Luís Latorre fica sem som ambiente.

Foto: Tatiana Rostaiser Petti /PMI

Nas salas de aula, os professores da Rede Municipal de Ensino recebem formação com foco no manejo comportamental dos alunos com TEA.

A Prefeitura de Itatiba implantou em 2021, a Ciptea – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que dá visibilidade aos direitos dos autistas. Para obter, basta comparecer à Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, na Av. Nair Soares Macedo Fattori – 200, ao lado da rodoviária. Mais informações pelo telefone: 4524-3334.

Da redação – Fotos: Paulo Akio/PMI – Renato Jr./PMI – Tatiana Rostaiser Pett/PMI e Divulgação/PMI